Moradores das comunidades de Povoação e Regência, em Linhares, no Espírito Santo, vão participar de uma expedição para o Nordeste do Brasil, entre os dias 20 a 25 de maio. O objetivo dessa ação é fortalecer a atividade turística em suas respectivas regiões, por meio da troca de experiência.

A expedição é uma proposta de ação para os comércios locais, promovida pelo Sebrae-ES (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo), em parceria com a Fundação Renova.

Ao todo, 15 comerciantes, pescadores e artesãos das comunidades participarão da expedição a Barreirinhas, no Maranhão, e Parnaíba, no Piauí. Eles serão acompanhados de representantes do Sebrae, do governo do Espírito Santo, da Prefeitura de Linhares e da Fundação Renova.

Os destinos foram escolhidos por suas características geográficas, como proximidade com o mar e o rio, e potencialidades de fomento ao turismo. Com a viagem, o grupo de Linhares vai adquirir conhecimento e ampliar a visão de mercado.

A gerente da Unidade de Atendimento do Sebrae-ES, Janine Chamom, afirma que o objetivo principal das visitas é apresentar aos empreendedores capixabas não só um resultado bem-sucedido, mas o caminho que levou às conquistas. "Conhecer experiências bem-sucedidas é importante para trazer boas referências ao empresário, mas o objetivo vai além de verificar o que está pronto: trata-se de acompanhar o percurso. Avaliar e perceber o que precisou ser feito para que alcançassem êxito", diz Janine.

Para Kadio Serge Aristide, analista de Programas Socioeconômicos da Fundação Renova, a expedição também possibilitará aos participantes uma troca de experiências sobre intervenções construtivas, ambientais e paisagísticas.

"Com a expedição, os participantes poderão implementar as inovações observadas para o fortalecimento do turismo local, como um vetor de desenvolvimento socioeconômico e sustentável", diz Kadio Aristide.

Ao final da expedição, os participantes farão uma apresentação para as suas comunidades sobre a troca de experiências, atualização do conhecimento e a reflexão quanto à necessidade de se implementar boas práticas.

 

Sobre a Fundação Renova 

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.