Uma pequena nota do jornalista Anselmo Gois, o Globo, ontem, 9, gerou indignação aos capixabas e  já movimenta a bancada federal, através do seu líder, Da Vitória (Cidadania-ES). O conteúdo da informação se refere ao parecer da ministra do STF, Rosa Weber, garantindo divisão igualitária dos royalties para os todos os Estados, o que trará grande prejuízo ao Espírito Santo e outros entes federativos como o Rio de Janeiro.

O líder da bancada capixaba, Da Vitória, logo se manifestou sobre o tema com preocupação: "Estamos atentos. Vou mobilizar a nossa bancada com as chamadas bancadas do estados produtores. Juntos com os governadores, vamos buscas com suas respectivas procuradorias definir quais passos daremos em relação a uma agenda com a relatora Rosa Weber", ressalta.

"Acredito que o STF promova a devida justiça que não foi efetivada com a aprovação do congresso da lei que estabelece uma injustiça. Pois entendo que todos os passivos existentes na extração nos estados produtores precisam ser justificados no tratamento diferenciado  na divisão dos royalties  Acredito em Vitoria nessa causa", finaliza Da Vitória.