O comércio capixaba já se prepara para a Black Friday. A data de ofertas, que se consolidou no Brasil, será diferenciada em 2020, já que a pandemia causou uma série de mudanças no comércio, entre elas o fechamento de empresas e a diminuição no ritmo de vendas. Mesmo assim, os comerciantes acreditam em uma oportunidade para a retomada das atividades.

De acordo com Junta Comercial do Estado do Espírito Santo, entre janeiro e outubro de 2020, 8.079 empresas foram fechadas no estado. Os números incluem negócios de sociedade anônima, sociedade limitada, empresários individuais, cooperativa, dentre outros. Em contrapartida, 11.392 foram constituídas no mesmo período.

A analista de financeiro Meirielly acredita que as lojas farão uma boa promoção, por causa da quantidade de mercadorias paradas em estoque. Para ela, as ofertas são necessárias para que o movimento do comércio volte a circular. “A maioria das pessoas que ficaram em casa conseguiram ver o que está faltando de eletrodoméstico dentro. Vai ter uma adesão”, afirma.

Na loja de cosméticos da vendedora Jackeline, os lojistas já estão percebendo um crescimento do movimento. A loja contará com promoções durante todo o mês de novembro. De acordo com ela, a conciliação das vendas presenciais com as vendas por entrega amenizaram os impactos da pandemia.  “O movimento está aumentando. A expectativa é que o movimento aumente ainda mais”, conta.

Já para a Renata, que é proprietária de uma loja aberta há um pouco mais de um ano, o período da pandemia não foi tão tranquilo para as vendas. A lojista espera uma melhora do movimento na Black Friday, mas conta que, no momento, as atividades estão fracas. “O aluguel só sobe, mas pretendo fazer sim. O auge da pandemia foi difícil porque o movimento caiu muito, o preço das mercadorias subiu disparou e dobrou de preço. Mas estamos com boas expectativas”, diz.

A pandemia também causou queda nas vendas da loja da comerciante Marcela Toledo. Ela conta que quando começaram a liberar o comércio, o movimento chegou a ser retomado, em partes. Mas uma diminuição das vendas já é percebida. “Quando as pessoas começaram a voltar para a rua, aí deu uma melhorada. Mas do mês passado para cá, a gente já ta sentindo novamente a queda do comércio” conta.

Para a lojista, a expectativa para a Black Friday ainda é incerta e não trará os mesmos resultados do ano passado. Ainda assim, a comerciante espera que as vendas aumentem com a data. “A gente fica sem saber se compramos mais produtos ou se damos uma segurada. Está bem complicado”, ressalta.

Samira Venturin vai aproveitar as promoções para comprar máquina de lavar roupas, que quebrou. A cliente está com expectativa, mas diz que percebe uma dificuldade das lojas para receber algumas mercadorias por conta da demora das entregas. “Quando entramos nas lojas, a gente vê que as coleções ainda são as mesmas do inicio do ano. Nós, clientes, estamos na expectativas e os lojistas também”, destaca.

Shoppings

Os shoppings também estão com expectativa alta para as promoções da Black Friday. No Shopping Vila Velha, a edição vai durar todo o mês de novembro. As vendas serão divididas por seguimentos e a cada semana um setor diferente estará em promoção.

A medição de temperatura e uso de máscara são medidas obrigatórias para o acesso e permanência no Shopping Vila Velha, que também está sinalizado para que sejam respeitadas as regras de distanciamento.

As compras podem ser feitas presencialmente ou por meio do drive-thru. “O objetivo de antecipar a data e de dividir a promoção por segmento é dar ao cliente mais tranquilidade e conforto para fazer compras, zelando também pela segurança e agindo com responsabilidade e cuidado”, explica a gerente de marketing do Shopping Vila Velha, Manuela Dias.

No Shopping Boulevard, a semana de ofertas da Black Friday acontece de 23 a 29 de novembro, de segunda a domingo. Para evitar aglomerações, muitos lojistas também vão aderir ao Drive Thru e aos canais de venda com entrega.

No site do Shopping, um catálogo online foi disponibilizado. Para acessar é simples: o cliente clica no produto que deseja e já é direcionado para tirar dúvidas e conversar com um vendedor. Além da disponibilização do álcool em gel, o Boulevard só autoriza a entrada com o uso de máscara.