O Procon de Coxim autuou o banco C6 Bank em mais de R$ 21 mil reais, por prática abusiva e outras infrações ao Código de Defesa do Consumidor, esta é a segunda autuação em menos de 60 dias. A instituição financeira deposita empréstimos consignados nas contas dos consumidores, sem solicitação dos mesmos e depois efetua cobrança. Diversos consumidores buscaram orientações para solucionar problemas envolvendo o banco.

Por causa das Infrações cometidas pelo banco, a Agência de Defesa do Consumidor – Procon/MS instaurou um processo administrativo e multou em 560 (quinhentos e sessenta) UFERMS, o que equivale no valor atual a R$ 21.728,00 reais, o Banco o C6 Bank por prática abusiva e outras infrações ao Código de Defesa do Consumidor.

Segundo a instituição, o banco concedeu empréstimo consignado sem solicitação do cliente e descontou os valores. De acordo com a Diretora do Procon “ao conceder empréstimo sem solicitação e fazer o desconto das respectivas parcelas, o Banco C6 cometeu prática abusiva.

Além disso, a empresa aproveitou-se da idade e do fato dos consumidores serem titulares de aposentadoria, usou os dados das pessoas sem o devido consentimento transferindo aos consumidores o ônus de comprovar que os contratos não eram válidos. Conforme prescreve o Código de Defesa do Consumidor, “são proibidas práticas baseadas em abusos na oferta e concessão de empréstimos consignados”.

O órgão orienta que é de suma importância que todos estejam atentos; ao notar quaisquer valores estranhos em suas contas, bem como na hipótese de descontos, procurem o Procon para que possa registrar a demanda e solicitar o cancelamento do empréstimo, bem como a devolução dos valores debitados.