É sabido há 40 anos que o setor de ortopedia da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim-ES é dominado e explorado por dois  médicos imexíveis:  Eurípedes Mello e Lauro Evaristo Bueno, sócios dentro do hospital e fora dele.

Ambos ficaram abastados às custas da Santa Casa de Misericórdia. Construíram a Clinica de Acidentados e monopolizaram, no SUS e no particular, o tratamento dos pacientes com traumas ortopédicos. São riquíssimos! São empresas ambulantes nos corredores do hospital.

O lema deles é: "daqui eu não sai, daqui ninguém me tira". Quando chegam médicos renomados da ortopedia ou novados em busca de progresso, colocam para correr os concorrentes. A direção da Santa Casa é conivente com esse loteamento.

Tanto o Mello quanto o Lauro nem trabalham mais como médicos à proporção do que recebem. São gestores que apenas batem ponto na Santa Casa para demarcar território. Não se reciclam e nem precisam. Todos efeitos colaterais vão direto para a Clínica de Acidentando, conexão obscura.

A dupla funciona mais ou menos dentro de um padrão aplicado em show business. Lauro é mais financeiros, financista e sovina. Já o Mello é o lobista, simpático e carismático, vascaíno, porém não menos mamonista . Aplica a falsa misericórdia!

Se dependesse da competência médica dos dois, muitos pacientes já teriam perdido seus membros. Para eles, é excelente negócio a Santa Casa de Cachoeiro-ES ficar como hospital de trauma. As demais especialidade pode fechar. 

Ninguém sabem cada um ganham como médico no corpo clínico. Não há transparência absoluta - apenas parcial -  no custo da Santa Casa. Quem ganha em dia - no caso deles não resta duvida de que ganham muito e na regularidade.

Já tentaram implantar uma cooperativa ortopedista no Hospital de primeiro mundo com profissionais renomados. A dupla matou a ideia no ninho. São os donos do pedação. Vão morrer ali usurpando os benefícios da dor alheia pelo sistema híbrido SUS/Privado.

A riqueza estranha dos sócios, assim como de outros não mencionados neste capítulos, seria de fácil Raio-X com a quebra do sigilo bancário e de auditoria da receita federal nos últimos 40 anos, cruzando salários versus crescimento dos bens alçados e em crescente até o dia de hoje.

Se um colega está sendo injustiçado e uma maternidade foi fechada, para eles, "dane-se".  Pode erradicar tudo, menos a ortopedia Mas, ninguém vê isto? Não interessa aos outros da mesma escola locupletadora enxergar ! Eles são os donos do pedaço, nem arcebispo exorciza essa possessão.

 

Próximo Capítulo: "A traição de Judas de Um Anestesista,"