A FOLHA DO ES completa este ano 26 anos no mercado da comunicação. A pergunta que os eleitores comumente fazem é como o jornalismo acerta tanto no conteúdo e nos resultados das notícias?

Além da qualidade profissional, a linha editorial investigativa, analítica e opinativa é quase exclusiva no Espírito Santo. Aplicar a hermenêutica e a exegese sobre os fatos e versões é quase uma prática rara.

Poucos veículos se atrevem em emitir opinião sobre a notícia depois de boa análise. A FOLHA não se contenta em apenas ser factual. Insiste em analisar o que está por trás do fato. E opinar sem amarras ou viés ideológico. 

Essa postura rara incomoda o mercado da Imprensa tradicional. A FOLHA antecipa a notícia. Investiga a história. Analisa e opina sobre o significado moral, ético e jornalisticamente. 

Exemplo mais recente foi não relevar o afastamento do prefeito de Itapemirim-ES, Thiago Peçanha (PSDB), na sexta-feira. Já sabia que o processo estava viciado e que o ato era, primariamente, reversível. 

A experiência também conta muito para praticar um jornalismo assim, ousado e moderno. Independente e destemido para emitir opinião e, se o caso, escolher lado em nome da justiça e dos valores mais significantes para aprimoramento da sociedade.

O editorial pode parecer arrogante, mas são 26 anos honrando e dignificando o leitor com este formado. O reconhecimento se estabelece como um dos portais de notícias mais acessados no Espírito Santo, com uma das menores rejeições apontadas nas métricas oficiais.