O mais jovem presidente da história da Subseção da OAB de Cachoeiro de Itapemirim-ES, Adílio Neto, 33 anos, foi o entrevistado do quadro "Vai Encarar", hoje, 08, quando tratou de assuntos do momento e a transformação do Direito. Estava acompanhado do conselheiro da subseção, advogado André Ribeiro. A entrevista foi conduzida pelo jornalista Jackson Rangel.

A entrevista integral está no canal do Youtube (www.youtube.com/folhadoesleia.com) e na fanpage www.fachebook.com/folhaes.com. Logo mais, ainda hoje, o material de áudio e vídeo será lançado ao ar editado. 

 

EM SÍNTESE

 


Segunda Instância

"Ontem (07), o Brasil viveu um momento histórico. O STF, por 6 x 5 derrubou a normatização da prisão em Segunda Instância, respeitando os termos constitucionais como está posto, mantendo a direito ao réu a defesas com todos os recursos até em trânsito em julgado. OAB Nacional já tinha posição firmada em defesa dessa decisão  do STF.


Abuso de Autoridade

"Não há necessidade de sobressalto sobre esta matéria. Não há subjetividade. As partes mais polêmicas foram vetadas pelo Presidente da República. Apenas regulariza o sistema funcional sem beneficiar enfraquecer as autoridades e muito menos incentivar a criminalidade como alguns defendem debatedores."


Advogado , Promotor e Juiz

"Não existe diferença de representatividade entre advogado, promotor e juiz. Todos respondem na formalidade do Direito de modo igual. O fato da disposição da sala de audiência colocar o promotor e o juiz em posição acima na mesa em detrimento do advogado é uma questão de tradição, mas já existe discussão sobre o assunto. Defendo o nivelamento. É uma questão de tempo!".


Prova da OAB

"A prova da OAB é uma necessidade, não existe questão mercantilista no tema. A qualificação é essencial e a OAB é uma entidade que não recebe dinheiro público. É uma das poucas entidades que é mantida pelos seus associados."


Transparência

"Sabemos que nesse quesito transparência temos de melhorar sempre. No portal da Seccional da OAB-ES temos uma boa referência, contudo entendo que pode melhorar, como a descriminação da entrada e saída das anuidades de forma mais detalhada como questionado".


Qualidade do Direito

"Considero excelente a qualidade do Direito representado pela Comarca de Cachoeiro-ES, pelo Ministério Público e pelos nosso delegados. Temos quadros muito bons em Cachoeiro de Itapemirim-ES".


Democratização

"Nas minhas considerações finais, deixou uma mensagem para a sociedade que, mesmo a OAB sendo o organismo que cuida dos interesses dos advogados, a Ordem está aberta a qualquer cidadão para abrigar sua demanda, encaminhar e orientar. A OAB sempre teve participação histórica como porta a-voz da sociedade nos seus anseios".