Folha do ES
Dom, 22 de Set

Home     Editorial


Pesquisas são mais confiáveis do que urnas eletrônicas

Pesquisas são mais confiáveis do que urnas eletrônicas

Pesquisas podem ser confrontadas. Urnas eletrônicas não podem ser auditadas.

  Por Redação

  18.julho.2018 às 07:54Atualizado em 18.julho.2018 às 07:56

As pesquisas eleitorais no Brasil são mais confiáveis do que as urnas eletrônicas. As amostragens podem ser confrontadas com outras, logo analisadas pelos consumidores de forma transparente, prevalecendo a credibilidade dos seus resultados no retrato do momento avaliado, com dura legislação regulamentadora.

Já as urnas eletrônicas, comprovadamente, por experimentos de hackers em laboratórios de conceituadas universidade, como a federal de Brasília, os votos podem ser manipulados, migrados e excluídos. Essa falta de comprovação e auditagem dos votos se tornou ameça real ao processo democrático , com ampla debate sempre pós eleições.

Este ano, por pouco, depois de aprovado pelo Congresso Nacional, não se coloca em prática o voto eletrônico com comprovante impresso nestas eleições, oportunizando o eleitor a condição de conferência do seu voto em determinada zona eleitoral e urna. A desconfiança sobre as urnas eletrônicas não adotadas em países mais evoluídos é temerária e abstrai valores do Estado de Direito.

As pesquisas eleitorais contestadas sempre pelos seus resultado provocam mais no campo do descontentamento para grupos e protagonistas listados por não gostarem do resultado, porque no "achismo" se sentem mais confortáveis. Entretanto, trata-se de instrumento científico que acerta, na maioria das vezes, dentro da margem de erro, preservando a opinião pública na sua tendência real.

Obviamente, apesar do comparativo, pesquisa eleitoral não vence eleições. É processo de diagnóstico. E as urnas, por sua vez, são a resposta oficial do resultado definitivo do sufrágio, confiando ou não na integridade da máquina processadora.


Fonte: folhadoes.com

Comentários Facebook


Enquete


Qual destes aplicativos você mais usa diariamente?

  Votar   Ver resultado

Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2019 Folha do ES. Todos os direitos reservados.