A história da Itapuã confunde-se com a vida de Severino Matias de Souza, que saiu de Surubim (PE) aos 15 anos para buscar o seu caminho e não ter patrão. Em Cachoeiro do Itapemirim (ES), funda a Itapuã Calçados: uma fábrica de sandálias de couro masculinas populares - leves, frescas e mais adequadas ao nosso clima que calçados fechados e rígidos.

Nos anos 70 sandálias Itapuã já eram sucesso; Severino reafirma sua visão empresarial inaugurando a rede de lojas Itapuã. Calçados, enfrentando a crise com criatividade e gerando resultados rápidos em contato com o consumidor.

1997- Falece Severino, o fundador da Itapuã, que deixa a empresa com 2 unidades de negócios: uma Rede de Lojas de Calçados e uma unidade fabril, a Itapuã indústria (www.itapua.ind.br), para produzir as Sandálias Itapuã e outras marcas.

No final dos anos 90, a rede de lojas Itapuã começou uma fase de modernização: o mix de produtos foi incrementado, focando o estilo Fashion e incorporando novas linhas de produtos - como Viagem, Linha Branca (para quem trabalha usando esta cor) e Tamanhos Especiais.

O layout das lojas acompanhou esta evolução, desde o logo e fachadas, até o espaço interno das lojas, que estão passando por reformas para oferecer mais conforto e beleza aos clientes. E a comunicação passou a refletir esta tendência mais próxima a moda.

A Itapuã está presente hoje, no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. São lojas multimarcas, voltada para ambos os sexos e com um mix bastante completo e afinado com o fashion.

Trejetória

O jovem Severino Matias de Souza saiu de Surubim, PE, em busca de um sonho e melhoria de vida. Em Cachoeiro de Itapemirim, ES, montou seu primeiro negócio: uma lojinha com uma pequena fabriqueta de calçados ao fundo, que mais tarde se tornaria a Indústria Itapuã.

Em 76, chamou a atenção do setor calçadista brasileiro inaugurando a sua primeira grande fábrica Itapuã. Na década de 80, fez da fábrica um grande complexo industrial e não parou mais de crescer. As sandálias masculinas ganharam grande reconhecimento de lojistas e consumidores de todo o Brasil, tornando-se:

“A sandália masculina do Brasil”.
Hoje a Itapuã é uma empresa com 2 unidades de negócio, uma rede de lojas e uma unidade fabril. A rede de lojas é um varejo de calçados multimarcas atuante em três estados: ES, RJ e MG. A Itapuã Indústria fábrica e comercializa três marcas para lojistas do Brasil e do exterior: Sandálias Itapuã, New Face e ItSandal. Desse modo, os calçados e sandálias Itapuã chegam aos consumidores do Brasil e do mundo.

O sonho de Severinho tornou-se a realidade de milhares de colaboradores, fornecedores, clientes lojistas do Brasil e do mundo, além de milhares de consumidores. A imprensa e todo o setor calçadista do país reconhecem a qualidade dos calçados.