O crescente número de casos de Covid-19 e a desinformação sobre o uso adequado da medicação levou a população ao pânico, e o principal reflexo dessa postura coletiva foi o esvaziamento das farmácias em relação aos medicamentos que, supostamente, atuariam no combate a esse vírus: a Ivermectina, a Cloroquina, a Hidroxicloroquina, entre outros, comprometendo o acesso a estes insumos por aquelas pessoas que necessitam cotidianamente destes para o tratamento de suas comorbidades.

É diante deste contexto que o projeto “CuidaApp: a saúde na palma da mão” surgiu como uma proposta pedagógica para tratarmos um problema social e de saúde pública que foi observado na cidade de Rio Novo do Sul durante a pandemia: a automedicação. Sob uma abordagem interdisciplinar entre as disciplinas de Química e Biologia, os alunos do 1ª Ano do Ensino Médio - Turma M2 da EEEFM" Waldemiro Hemerly, sob orientação docente e com parceria de um voluntário da comunidade acadêmica, a criaram um web aplicativo com intuito de levar informações remotas para a comunidade rio-novense, onde a referida escola se inscreve.

O projeto levou à  criação do web aplicativo "CuidaApp" tem como objetivo levar informações mais corretas e adequadas (através de podcast, entrevistas com agentes e secretário de saúde, boletim epidemiológico) a todos os munícipes rionovenses sobre cuidados preventivos, durante a pandemia, inclusive disponibilizando acesso as principais farmácias da cidade para conhecimento sobre a disponibilidade dos medicamentos usados na prevenção ou tratamento ao coronavírus, e também com Quizzes para que o usuário conheça melhor sobre a doença.

O desafio de se criar um web aplicativo modificou as relações pedagógicas escolares, e certamente não seria uma realidade se não houvesse o isolamento social preconizado pela Covid-19. Houve evidencias significativas diante das interações remotas sobre as construções da aprendizagens de conteúdos em Química e Biologia, sobretudo a partir da temática “automedicação”.

O  projeto concorreu à várias premiações em âmbito estadual e nacional, mas ganhou destaque após ser premiado pelo Criativos da Escola – Edição 2020, na categoria Qualidade de Vida. Trata-se de uma premiação que partiu de uma iniciativa não-governamental, a qual faz parte do Design for Change, um movimento global que surgiu na Índia e está presente em 65 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens a se envolver e buscar soluções para melhoria de suas comunidades, em diferentes áreas no engajamento.

Participar de um projeto como este, em um período que até então era novo para nós estudantes foi um desafio, mas sobretudo gratificante em poder ajudar a toda população que necessitava de um plano de organização...”, análise do aluno Brenno Wetler.

O coletivo formado por alunos, professores e o colaborador aluno do curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cachoeiro de Itapemirim, afirma que sem essa provocação despertada pela pandemia, provavelmente não teríamos avançado tecnologicamente sobre o uso das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) nos processos ensino-aprendizagem, tampouco teríamos um engajamento e proatividade tão significativos nessa perspectiva de ensino por investigação remoto.

Nas palavras do Professor e Coordenador do projeto, Tarcísio dos Santos Leite, especialista em Ensino de Ciências:

"Estar no papel de orientador de um trabalho que visa levar informação e conhecimento aos munícipes de Rio Novo do Sul, me faz acreditar numa educação melhor. Uma educação que não se limita a sala de aula, mas que transcende para toda a comunidade, e que tem no papel de principal "os estudantes", diz Tarcísio.

Acesso ao Web Aplicativo: https://cuida.netlify.app/