Na manhã desta sexta (26), o prefeito Victor Coelho recebeu a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e o secretário de Estado de Planejamento, Álvaro Duboc, no Palácio Bernadino Monteiro, para reunião na qual foi apresentado projeto para a implantação de um novo Centro de Referência das Juventudes (CRJ) na cidade.

Na ocasião, Nara Borgo explicou os objetivos do projeto, que integra o Programa Estado Presente, sendo a principal ação do Eixo de Proteção Social. “Com o intuito de ampliar a garantia dos direitos dos jovens e de diminuir os índices de criminalidade sofridos e cometidos por eles, o CRJ ofertará diversos serviços, que incluem o acompanhamento integral de jovens para construção de Planos de Vida e Trabalho, tendo como princípios o respeito à diversidade e ao diálogo”, ressaltou.

Cachoeiro possui um Centro de Referência da Juventude, localizado na Praça de Fátima, Centro. No entanto, o novo espaço – que será montado com a parceria do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – será implantado em área de vulnerabilidade social. Alguns locais já estão sendo avaliados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

O novo CRJ reunirá, num só espaço, diversos serviços como, laboratório temático para geração de renda (LABPoca), oficinas, eventos artístico culturais e esportivos, vivências extra-território, passagens interestaduais, dentre outros. De acordo com a Secretaria Estadual Direitos Humanos (SEDH), a previsão é que o CRJ esteja em funcionamento até o fim de 2021.

“Cachoeiro é um parceiro estratégico do Governo Estadual e é importante que um projeto que dialoga com a juventude, esteja presente numa cidade como esta. O que desejamos é gerar oportunidades aos jovens, que possam promover crescimento cultural e social, e que contribuam para qualidade de vida e segurança da sociedade”, expressou o secretário de Estado de Planejamento, Álvaro Duboc.

Presente na reunião, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra, salienta que a implementação dessas políticas públicas elevará a qualidade de vida dos jovens de Cachoeiro. “Este projeto leva os serviços públicos para perto das pessoas que precisam, ou seja, os jovens poderão ter mais acesso a ações culturais e sociais. Desse modo, terão a oportunidade de mudar a realidade de vida deles mesmos e da comunidade em que vivem”, completa.

“Nós acreditamos que, com essa parceria, o que temos sonhado para a juventude de Cachoeiro poderá alcançar proporções maiores. Estamos felizes com o planejamento que foi traçado e acreditamos que essas políticas públicas mudarão a vida dos adolescentes e jovens da nossa cidade para melhor”, reforça o prefeito Victor Coelho.

Também participaram da reunião as secretárias municipais de Esporte Lazer e Qualidade de Vida e de Cultura e Turismo, Lilian Siqueira e Fernanda Martins, e representantes da Semdes e da Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb).

Ainda nesta sexta, a equipe do Governo do Estado, que conta também com representantes da Gerência de Políticas para as Juventudes e Assessoria Especial, reuniu-se com coletivos juvenis de Cachoeiro para apresentar o projeto, estreitar diálogo e esclarecer dúvidas. O encontro aconteceu na sede da Semdes.