As aulas presenciais na rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim estão retornando gradualmente. Na próxima segunda-feira (8), será a vez das turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental voltarem para as escolas.

Dos 3.619 matriculados nas turmas de 4º e 5º ano, 2.769 já aderiram ao ensino híbrido, no qual os estudantes passam uma semana na escola e outra em casa (participando de atividades pedagógicas remotas), revezando-se em grupos. Nas turmas de 6º ao 9º do ensino fundamental, cujas aulas presenciais começaram em 18 fevereiro, dos 3.359 matriculados, 2.000 aderiram ao ensino híbrido, até o momento.

Para a garantir a segurança sanitária de toda a comunidade escolar, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) adota uma série de medidas, incluindo controle de ocupação dos espaços de cada unidade, uso obrigatório de máscara, disponibilizando materiais de higiene, colocação de tapetes sanitizantes e medição de temperatura na entrada.

A Seme reforça, também, que os familiares dos estudantes devem ficar atentos quanto à presença, em seus materiais escolares, máscaras extras e sacolas para armazenamento de sacolas usadas, frascos com álcool em gel e garrafa de água individual. Os alunos devem ser orientados, ainda, para que não compartilhem materiais, objetos e alimentos.

A adesão ao ensino híbrido não é obrigatória e pode ser feita em qualquer período do ano. Para isso, basta que os pais e responsáveis entrem em contato com as unidades escolares onde as crianças estiverem matriculadas.

“Ficamos felizes com a adesão de mais de 70% das famílias pelo retorno em formato híbrido desses estudantes. Seguimos rigorosamente o que recomendam os protocolos de saúde e estamos trabalhando na recuperação da aprendizagem a partir de estratégias interventivas, visando o desenvolvimento das habilidades essenciais”, ressalta a secretária municipal de educação, Cristina Lens.

O retorno presencial das demais turmas acontecerá da seguinte forma: em 22 de março, as turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental; em 5 de abril, as turmas da pré-escola (Pré I e Pré II) da educação infantil; em 19 de abril, as turmas de maternal III e IV da educação infantil; em 3 de maio, as turmas de maternal I e II da educação infantil.