Psicólogas da Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro de Itapemirim estão realizando acompanhamento de profissionais da educação e alunos das escolas municipais. O objetivo e proporcionar apoio psicossocial durante o retorno das aulas presenciais.

Em um primeiro momento, as profissionais estão realizando visitas periódicas às unidades de ensino, na sede e no interior do município, para observar os ambientes escolares. Posteriormente, serão realizados atendimentos por grupos de estudantes e professores em sala de aula, de acordo com as demandas verificadas.

Entre os pontos a serem trabalhados pelas psicólogas estão a promoção de práticas alternativas de ensino e aprendizagem em meio aos protocolos de saúde durante a pandemia; estratégias para superação de dificuldades nas relações interpessoais de alunos e profissionais; e acolhimento individual de integrantes da comunidade escolar, para atendimento a questões pessoais e promoção da autoestima.

No que diz respeito à educação especial, as psicólogas participarão da elaboração e aplicação dos cursos de formação para cuidadores e professores das Salas de Recursos Multifuncionais e professores do atendimento domiciliar a alunos com deficiência visual e auditiva. Além disso, participarão de uma comissão de acompanhamento e avaliação, promoverão orientação aos familiares e darão acolhimento a demandas de casos específicos.

“Esse momento de retorno ao ambiente escolar exigirá um cuidado ainda maior com a saúde mental da comunidade escolar. O apoio psicológico é essencial para que nossos profissionais e estudantes possam superar possíveis danos emocionais surgidos durante a pandemia. Queremos que a comunidade escolar se sinta acolhida da melhor maneira possível”, comenta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens