Além da reedição em alguns trechos da trama, “Fina Estampa” precisou passar por um corte na reprise especial da Globo. No episódio da última sexta-feira (15), alguns fãs notaram a exclusão de uma cena entre Júlia Lemmertz e Suzana Pires, que interpretam as rivais Esther e Marcela.

Na cena, as duas estão tendo uma grande discussão por causa de Paulo (Dan Stulbach), ex-marido de uma e amante da outra. O problema é que o diálogo acabou sendo extremamente preconceituoso, com ofensas transfóbicas e uma ameaça de aborto.

Na cena, Esther xinga a amante de Paulo, referindo-se a pessoas transgênero de forma pejorativa e ofensiva - diálogo que, felizmente, não passaria sem críticas atualmente, quase 10 anos após a transmissão original.

Além disso, Marcela tenta obrigar Esther, que está grávida, a tomar um remédio abortivo, forçando um comprimido para dentro da boca da personagem.

Na internet, alguns espectadores questionaram e comentaram o corte, - na verdade, lamentaram que a cena tenha existido da primeira vez.