Com o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, os grandes estúdios de Hollywood enfrentam a maior necessidade de repensar suas estratégias de lançamentos dos últimos anos. Assim, desde março, alguns lançamentos do cinema foram reprogramados para estreias em serviços de transmissão digital de vídeos nos Estados Unidos.

Entre as grandes produções que passaram pela mudança estão filmes como a adaptação literária "Artemis Fowl: O Mundo Secreto", o novo projeto dirigido por Judd Apatow ("O virgem de 40 anos"), "The king of Staten Island", e a animação "Scooby! O Filme!".

Isso acontece enquanto muitos dos principais blockbusters, como novas adaptações de quadrinhos da Marvel e da DC ou o próximo capítulo da franquia "Velozes e Furiosos", escolheram por apenas adiar seus lançamentos em alguns meses.

A opção pelas plataformas digitais pode ser explicada por uma tentativa de evitar a concorrência contra todos esses grandes lançamentos quando os cinemas abrirem novamente suas portas, especialmente em um momento em que ainda é difícil prever quando isso vai acontecer.

Além disso, também tem a ver com um aumento do consumo nesses serviços. Segundo dados da associação americana de plataformas de entretenimento Digital Entertainment Group, publicados pelo site Deadline, o gasto com vídeos sob demanda cresceu 48% em março de 2020 em relação ao mesmo período de 2019.

Veja abaixo uma lista com os principais lançamentos que trocaram os cinemas por plataformas de vídeos:

'An american pickle'

  • Um trabalhador de uma fábrica de picles, interpretado por Seth Rogen ("Casal improvável"), acorda nos tempos atuais depois de passar cem anos congelado. O filme foi vendido para a HBO Max, e deve estrear dia 6 de agosto nos EUA.

 

'Artemis Fowl: O Mundo Secreto'

  • A adaptação da série de livros de Eoin Colfer, dirigida por Kenneth Branagh ("Thor"), tinha estreia prevista nos cinemas para o dia 29 de maio. Foi transferida para a Disney+, no dia 12 de junho.

'Bacurau'

  • O filme brasileiro tinha estreia prevista em diversos cinemas americanos, mas foi utilizado pela distribuidora Kino como teste do serviço de streaming Kino Marquee, que divide a arrecadação com cinemas selecionados pelo público (para apoiar as salas menores durante a crise).

'Bad trip'

  • A comédia, que mistura história roteirizada com gravações reais de pegadinhas, vai estrear em uma data ainda não definida na Netflix, mesmo depois de ter sido disponibilizada por acidente na Amazon Prime Video.

'Charm city kings'

  • O drama sobre um jovem que sonha em entrar para um grupo de motoqueiros, exibido no festival de Sundance, estreia na HBO Max em 2020.

'Clouds'

  • O filme sobre a história real do cantor Zach Sobiech, que morreu em 2013 por causa de um câncer raro após lançar o hit "Clouds" estreia na Disney+ em 2020.

'Capone'

  • A cinebiografia do gângster Al Capone, estrelada por Tom Hardy ("Venom"), arrecadou mais de US$ 2,5 milhões após seus dez primeiros dias em diversas plataformas de filmes sob demanda.

'Greyhound'

  • O filme escrito e protagonizado por Tom Hanks se tornou a principal estreia da Apple TV+, que planeja lançar a história em 2020.

'Hamilton'

  • A versão para os cinemas do maior sucesso da Broadway nos últimos anos seria lançada comercialmente em outubro de 2021. Com a pandemia, a Disney adiantou o lançamento em 15 meses, e a estreia acontece no Disney+ dia 3 de julho.

'A Batida Perfeita'

  • O filme sobre uma diva da música estava programado para dia 8 de maio, mas foi lançado em serviços de vídeos sob demanda em 29 de maio.

'How to build a girl'

  • A comédia estrelada por Beanie Feldstein ("Fora de série") sobre a jornada de uma jovem para se tornar uma jornalista de música foi exibida no Festival de Toronto em 2019, e estreou em serviços de vídeos sob demanda em 8 de maio.

'Irresistible'

  • Estrelada por Steve Carell ("The office"), a comédia escrita e dirigida por Jon Stewart ("The daily show") tem estreia programada em plataformas no dia 26 de junho.

'The king of Staten Island'

  • O novo filme do diretor Judd Apatow, uma história semi-autobiográfica sobre um personagem com dificuldades para amadurecer depois da morte de seu pai, estreia em serviços sob demanda em 12 de junho.

'Um Crime para Dois'

  • A comédia romântica com Issa Rae ("Insecure") e Kumail Nanjiani ("Doentes de Amor") teve lançamento cancelado e estreou direto na Netflix em 22 de maio.

'Military wives'

  • O filme sobre o coral formado por mulheres de soldados, estrelado por Kristin Scott Thomas ("Tomb Raider: A Origem"), é outro que foi exibido no Festival de Toronto e ganhou lançamento em plataformas nos Estados Unidos, no dia 22 de maio.

'Aprendiz de espiã'

  • A comédia infantil estrelada por Dave Bautista ("Guardiões da galáxia") originalmente tinha estreia prevista para 2019. Depois de ser adiado diversas vezes, sairá direto no Amazon Prime Video em data ainda não definida.

'Run sweetheart run'

  • O terror é outro filme exibido no festival de Sundance a chegar ao Amazon Prime Video em 2020.

'Scooby! O Filme!'

  • A animação com a turma de "Scooby-Doo" em um novo mistério chegou a plataformas digitais em 15 de maio, mesmo dia de sua estreia cancelada nos cinemas.

'Trolls 2 - World Tour'

  • A animação da Universal bateu recordes ao chegar a serviços de vídeo sob demanda no dia 10 de abril, com US$ 100 milhões em arrecadação, após causar problemas entre as redes de cinema e o estúdio, que planejava manter o lançamento comercial ao mesmo tempo que nas plataformas.