A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) exigiu restrições e mudanças na rotina da sociedade em todo o Mundo. Porém, a nova realidade fez despertar ainda mais o espírito de solidariedade e amor ao próximo. Um exemplo dessas ações solidárias são as lives de bandas, artistas, projetos e estabelecimentos que arrecadaram doações para o Hospital Padre Máximo de Venda Nova do Imigrante.  

Com o cancelamento de eventos, esses grupos passaram a chegar até seu público pelo meio digital. Além dessa aproximação, houve um objetivo solidário como a arrecadação de recursos, alimentos, materiais de limpeza, higiene e construção civil para a mais antiga instituição de saúde do município. As 10 apresentações virtuais realizadas somaram um total de R$ 43.837,31. 

Também houve doações para a compra de bloco pré-moldados para construção civil. Foram doadas 315 unidades cujo o valor referente foi direcionado diretamente para a conta da empresa fornecedora e essa, por sua vez, está entregando o material ao Hospital Padre Máximo. Todos os números e de detalhes das arrecadações das lives estão no site do Hospital Padre Máximo. Na página virtual (clique aqui), é possível saber valores arrecadas e a destinação de cada recurso. 

A diretora-geral do HPM, Esla Lessa Borba, salientou que as lives e a solidariedade da comunidade tem sido um grande auxilio à instituição nessa pandemia.

“É uma ajuda que está sendo muito importante, pois com a suspensão das cirurgias eletivas, estamos totalmente sem recursos próprios. Isso tem dificultado o pagamento de fornecedores, impostos, vale alimentação de funcionários, assim como a folha de pagamento dos profissionais que não são diretamente ligados à assistência (como equipe de financeiro, compras, segurança do trabalho, faturamento, RH, etc.), que são pagos normalmente com recursos próprios”, explicou Esla.  

Solidariedade 

Cleto Venturim, presidente do Hospital Padre Máximo, ressaltou a importância das doações, principalmente neste período de pandemia. “Todo valor que chega para o Hospital é de extrema importância. Atualmente, diminuiu muito o atendimento hospitalar. Foram proibidas as cirurgias eletivas o que geram menos internação. Os atendimentos também foram fortemente afetados pois as pessoas deixaram de ir ao hospital tendo como pensamento que lá é um lugar de fácil transmissão. Tudo isso gera uma diminuição de receitas”, explicou. 

Ainda segundo Venturim, as lives tem o mesmo sentido das pessoas e entidades que fazem doações semanais, mensais, como verduras, alimentos e dinheiro. “Todas as pessoas que fazem benefício ao hospital de livre e espontânea vontade, para nós demonstra simpatia da sociedade para a instituição. É uma demonstração de confiança de tudo o que tem sido feito no hospital e na boa gestão dos recursos”, ressaltou o presidente. 

Lives realizadas em prol do Hospital Padre Máximo: 

  • Banda Moustache 
  • Eduardo Santa Clara, Hariton Nathanailidis e banda 
  • Banda Zoom Boxx 
  • Léo Gomes 
  • Banda Bandeira Dois 
  • Banda Groove 
  • Leandro e amigos 
  • Projeto Amici 
  • Santos Store 
  • Ragazzi dei Monti