A Prefeitura de Marataízes decidiu proibir festas e eventos particulares durante o Carnaval. O Decreto-E 742, publicado no Diário Oficial de quinta-feira (4), determina que quaisquer festividades ou eventos comemorativos de iniciativa privada no período de 12 a 21 de fevereiro estão barrados no município, por conta da necessidade de se estabilizar e diminuir os números da pandemia da Covid-19.

A prefeitura já havia cancelado todos os eventos oficiais de Carnaval organizados pela administração municipal para evitar aglomerações.

Para as demais medidas de restrições serão observadas as regras da legislação estadual, em especial aquelas do Decreto Estadual 4.636-R de 19 de abril de 2020, e da Portaria 226-R, de 21 de novembro de 2020, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para município com risco baixo, bem como outras que prorroguem seus efeitos, lhes substituam ou lhes sejam complementares.

Atualmente, Marataízes se encontra na classificação de risco baixo de transmissão do novo coronavírus, segundo o Mapa de Gestão de Risco do governo do Estado.