Na tarde desta sexta-feira (08) a redação do Folha recebeu outra denúncia, desta vez sobre o Coronavírus nas penitenciárias do nosso estado.

 

Em especial, o nosso colaborador cita a Penitenciária de Cachoeiro que está com vários agentes e servidores confirmados com novo Covid-19. E que, alguns deles, estão afastados dos cargos por conta disso. No entanto, ninguém assumiu o caso oficialmente.

 

A fonte também cita para a possibilidade do diretor do presídio estar contaminado.

 

Além disso, nos foi informado que estes funcionários afastados são os mesmos que levaram o vírus para os presos. Além dos casos oficiais.  

 

Em contato com o presidente da OAB, Adílio Neto: “infelizmente, não há como ter um controle exato de como está a contaminação dos assintomáticos [por exemplo], visto que a penitenciária comporta em torno de 1.000 presos.'' Ainda segundo ele, os protocolos da OMS de estão sendo seguidos, quanto a limpeza, inspeção, uso de máscaras e afins.

 

O clima dentro do presidio é pesado e os presos estão apreensivos. Até o momento, o que consta oficialmente, segundo dados fornecidos pelo Presidente da OAB de Cachoeiro, Adílio Neto, é:


- Centro de Detenção Provisória de Viana 2 há 29 confirmados;

- Presídio Regional de Cachoeiro de Itapemirim há 2 casos confirmados;

- Centro Prisional Feminino de Cariacica há 1 caso;

- Penitenciária Estadual de Vila Velha V há 2 casos.


Presos e servidores infectados

 

Em nota oficial, a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo recomendou a testagem em massa da Covid-19 de presos, socioeducandos, servidores, agentes e todos que atuam diretamente nas unidades e, também, a obrigatoriedade do uso de máscaras para todos os profissionais do sistema prisional e socioeducativo.

 

Na terça (5), a Sejus divulgou que o sistema prisional do ES tem 16 internos e 29 servidores com coronavírus.

 

A secretaria informou que celas de isolamento para casos de sintomas virais são utilizadas em todas as unidades prisionais do ES como reforço ao protocolo estabelecido para controle e prevenção do novo coronavírus.A Sejus divulgou também que possui atendimento de saúde em todas as unidades prisionais e unidades de referência específicas garantem o atendimento aos internos com sintomas gripais.

 

Segundo a Sejus, o órgão adota medidas para prevenção do coronavírus em todas as unidades prisionais.