A redação da FOLHA DO ES vem recebendo denúncias incessantes de servidores e médicos da Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim, envolvendo o descaso da direção do hospital.

Pelo e-mail [email protected] tem chegado apelos, fotografias, vídeos e denúncias de toda a ordem. A última é representando a Enfermagem da Santa Casa, com esse teor (preservando fonte):


"Boa tarde, sou funcionária da santa casa há 4 anos e trabalho na UTI desde que me contrataram. As coisas lá são bem piores que vocês imaginam. Já teve dias de improvisarmos EPIs para entrar nos leitos de paciente covid 19, vou enviar fotos dos capotes que estávamos usando, são capotes feitos com TNT que a própria costureira do hospital fez de varias cores do material, sendo que não é o recomendado para manusear pacientes de covid19,

Usamos também capas de chuva descartável com um capote de TNT por cima (improvisado) pois não havia o macacão branco ou o capote impermeável,  então fomos orientados caso não tivesse EPI correto para nossa segurança que não entraríamos para cuidar dos pacientes.

Estão comprando máscaras parecidas com a N95, porém a que estão fornecendo é a de uso para construção civil.  As que são compradas corretamente não encaixam perfeitamente na face , deixando a máscara larga e não nos protegendo como deveria.


A UTI 3 que estava reservada exclusivamente para pacientes COVID-19 durante uma chuva em nossa cidade ficou alagada. Os técnicos ficaram 24 horas em um ambiente molhado com 7 pacientes graves e a roupa molhada nas pernas, o ex chefe Rafael Salgado requisitou a presença do doutor Thiago Nora ao local para ver a situação, porem ele não compareceu, sendo que estava no hospital . 


As secretarias ficam 12 horas insistindo ou procurando médicos para dar plantão na UTI, pois ninguém quer. A UTI1 (um) tem 22 pacientes de covid 19 confirmados sendo, 3 quartos de isolamento para pacientes suspeitos dentro do local onde ficam os pacientes confirmados. A chance desses pacientes se contaminarem caso o teste dê negativo é de 99 %...afinal a estrutura está péssima. 


Um certo dia foi pedido um parecer da médica infectologista doutora Natalhia Luzório nos leitos de covid,  porém ela nunca foi até lá.


O descaso é muito grande.


Não tivemos treinamentos para lidar com esses pacientes. Nosso treinamento foi através de videos feitos pela enfermeira Olivia da CCIH e passado por grupos de WhatsApp.  Temos muitos funcionários se contaminando por descaso da chefia.


Não temos treinamento e nem material correto para lidar com esses pacientes. 


Apos a saída do Rafael Salgado da UTI, aquilo virou uma bagunça. 


Vou enviar fotos dos nossos equipamentos de proteção (ABAIXO).

Peço que não divulguem meu nome nem e-mail. Posso perder meu emprego caso divulguem,,mas podem divulgar as informações . 

Nos ajudem a denunciar o descaso do hospital com nossos pacientes e conosco. 

Nossa classe da enfermagem precisa de SOCORRO."