A crise interna na Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim-ES não tem fim. A categoria de enfermagem protestam ccntra o descaso do superintendente, padre Evaldo Ferreira, que ignora o perigo dos profissionais escalados para o combate do COVID-19 e denuncia a medica infectologista Nathalia Luzório, segundo a nota de repúdio, ganha sem cumprir carga horária.


A NOTA

Como sabemos, a COVID - 19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia. E, todos sabemos do grande esforço dos profissionais de saúde que estão na linha de frente ao combate a essa doença. E, em decorrência da gravidade de contágio, o profissional que for contaminado pela COVID, passa a ser considerada como doença ocupacional, ou seja acidente de trabalho.  


Estes  profissionais   estão colocando em risco a própria vida, e a vida dos seus. E, para piorar ainda a situação,  vivem num cenário que há escassez de material de proteção, e comprometimento da saúde física, psicológica e emocional.


Diante disso, alguns hospitais já estão considerando o alto grau de risco e pagando aos profissionais a insalubridade de 40%. Fato esse que, não acontece na Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim. Sendo que a direção do hospital - Padre Evaldo, a CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - Dr. Nathalia Luzório) , o setor de Recursos Humanos do hospital e a enfermeira Kedma de Vasconcelos estão comparando a COVID como uma doença qualquer - como exemplo a Tuberculose.  Não estão levando em consideração a exposição dos profissionais, e os riscos que os mesmos estão submetidos. Vale ressaltar que, o Brasil é um país com alto índice de  mortalidade nos profissionais de saúde.


Contudo, a direção não está preocupada em pagar o grau máximo de insalubridade aos funcionários, pois como ja dito em reportagens anteriores, eles recebem altos salários sem precisar se expor ao vírus. Lembrando que a Dr. Nathalia Luzório - única infectologista do hospital, recebe seu salário sem ao menos passar visita nos pacientes de COVID - 19, pois a mesma não cumpre sua carga horária no hospital.

 

ENFERMAGEM DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CACHEIRO DE ITAPEMIRIM-ES, 28 DE DE MAIO DE 2020