Com dados do Ministério da Saúde, observa-se que desde o dia 8 de abril a curva gráfica de óbitos por coronavírus vem caindo desde dia 8. É um notícia alvissareira em momento de histeria social e implosão econômica. O texto oficial até induz ao erro.

Ao que parece, pelas divulgações diversas em várias fontes de informações do País, de veículos tradicionais às redes sociais, vários médicos já adotam a cloroquina em casos preventivos, mesmo antes dos testes, o que pode estar produzindo este resultado positivo.

Há, entretanto, desinformação pelo Ministério da Saúde que hoje, 11, divulga que as os registros oficiais do final de semana (11 e 12) só serão conhecidos oficialmente na terça-feira, 14, deixando subtendido a ineficiência das Secretarias Estaduais de Saúde no controle desses números.

Os anúncios frenéticos de confirmações de casos de infecção pelo vírus em detrimento da divulgação dos casos de curas desenham um quadro turvo e escondem notícias como esta. Qual deveria ser a manchete de hoje: "Cai o numero de mortes pelo coronavírus desde o dia 8".

Já se sabe, pelos especialistas em sua maioria, que o cloroquina apresenta resultados positivos contra o vírus e que o confinamento horizontal só alonga o tempo do contágio. A quem interessa somente o pânico e notícias viciadas pela negatividade, escondendo a curva descendente?