Na manhã desta sexta-feira (10), morreu, em Cachoeiro de Itapemirim, o jornalista Joacyr Pinto, de 85 anos. Segundo informações na nota de falecimento, Joa, como era mais conhecido, vinha lutando contra Doença de Parkinson.

 

Ele comandou por décadas a Revista 7 Dias,  um veículo dos mais tradicionais da cidade, que além de trazer notícias da sociedade cachoeirense e do mundo empresarial, dedica suas páginas a articulistas locais. (veja abaixo a biografia)

 

O velório será às 16h e o sepultamento às 17h, no Cemitério Parque

 


Leia a Nota de Falecimento

 

“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Joacyr Pinto, de 85 anos, nosso querido seu Joa, fundador da revista 7DIAS. Joa é uma das figuras mais conhecidas e queridas de Cachoeiro, um dos grandes pioneiros da imprensa capixaba, estando à frente do semanário mais tradicional da cidade há mais de cinquenta anos. Um homem de hábitos simples e apaixonado por sua terra e por sua gente. Há muitos anos ele sofria com a Doença de Parkinson, que destrói as células nervosas e gera, na maioria das vezes, sintomas como rigidez muscular e tremores involuntários, e nos últimos dias estava internado na Unimed, vindo a falecer na manhã de hoje (10/07).


 

Sobre seus anos de história e dedicação ao jornalismo em Cachoeiro

 

Do início, na década de 1950, no Jornal Arauto, atuando na produção do semanário, e, em seguida, a convite de Hélsio Cordeiro, redator na editoria de esportes, Joa integrou ainda as redações do Correio do Sul e do Jornal Momento, da Prefeitura Municipal.

 

No rádio, o veterano jornalista fez parte da mítica Rádio Cachoeiro ZYL-9 atuando na redação.

 

7 Dias

 

Joa fundou a Revista 7DIAS há mais de 50 anos. Anteriormente, a revista tinha formato de jornal e não tinha periodicidade certa. Porém, desde 1981 a circulação ficou mais assídua.

 

Em 2009, a revista comemorou suas 1000 edições. O tradicional semanário, que é parte da vida do cachoeirense, trazia todos os sábados notícias do meio social, cultural, político e econômico da cidade.

 

A revista, que circula em vários Estados e até no exterior, não perdeu sua identidade bairrista e leva para todos os cantos do país as mais badaladas novidades de Cachoeiro. Fruto de um trabalho ético e perseverante deste jornalista que se graduou nesses mais 50 anos dedicados a transmitir informação de qualidade à sociedade.

 

Um trabalho que já lhe rendeu diversas homenagens, entre comendas e medalhas, que serviram para creditar-lhe a confiança e o respeito de seus leitores e admiradores.

 

Joacyr Pinto foi eleito pela Câmara Municipal como o Cachoeirense Presente de 2010, homenagem que lhe encheu de orgulho por ser um apaixonado por sua terra, como ele mesmo contava.