O jovem Mateus Fernandes, de 22 anos, morreu após sofrer um nocaute no terceiro round em um evento de MMA amador, em Manaus, no último sábado. O lutador chegou a ser encaminhado ao hospital, mas faleceu após quatro paradas cardíacas. Ele estava competindo no Rêmulus Fight, sancionado pela Comissão Atlética do Amazonas (CAMMA-AM).

 

Segundo o laudo do Instituto Médico Legal (IML), a morte de Matheus foi causada por overdose. O atleta teria usado cocaína antes de subir ao octógono. Ele treinava no 'Formando Campeões', um projeto social que ajuda dependentes químicos através das artes maciais. A coordenadora do projeto, Vanderluce Cantuarias, falou sobre os últimos momentos do lutador.

 

"Ele fez exames na sexta-feira e estava limpo, mas os ex-alunos nos disseram que ele passou a noite usando drogas. O Mateus não parecia ter usado nada. Estava suando muito, mas isso é comum, a adrenalina da luta. Ele se saiu muito bem nos primeiros rounds, mas foi acertado no terceiro round e caiu, e então começou a ter convulsões causadas pelas drogas", disse Vanderluce em entrevista ao site "MMA Fighting".

 

"O evento tinha uma estrutura muito boa, mesmo sendo um evento que ainda está começando. Eles tinham uma ambulância particular que estava estacionada num estacionamento privado da casa. Nós, para socorrermos com a maior agilidade, levamos o Mateus direto para um carro que parou na porta. Uma Fiorino que levou direto pro hospital", relatou Valmir Dieb, técnico do lutador e marido de Vanderluce, isentando o evento de qualquer culpa.

 

Confira o momento em que Mateus Fernandes foi nocauteado: