Quando o Flamengo vence um título, a torcida conhece o repertório de cor: pra além do "é campeão", a arquibancada sabe que, na lista de canções eternizadas na ponta da língua, está o grito de “festa na favela". A expressão de orgulho rubro-negro, porém, está vetada das redes sociais do clube.

 

A justificativa, apurada pelo EXTRA, é que favela é "algo associado à violência", conforme expresso no grupo de WhatsApp do funcionários que controlam as contas de redes sociais do clube.

 

A decisão de não usar o termo é da X-Tudo, empresa contratada pela vice-presidência de comunicação do Flamengo. A explicação para proibir o termo, segundo escreveu Diogo Rocha, gerente da conta e funcionário da empresa, é que favela "é algo associado à violência na cidade em que moramos".

 

O profissional não acredita que o fato de a arquibancada adotar a expressão seja o suficiente para que o clube a use em suas contas oficiais: "o que a torcida fala é o que a torcida fala. Podemos usar algumas coisas, mas não é porque a torcida fala que devemos falar".