Por muito tempo a Copa do Brasil ganhou fama de ser o caminho mais curto para a conquista da Libertadores. A edição 2020, que começará hoje (5), ainda traz mais dois aspectos: a premiação recorde e a "ponte" para mais um título, o da Supercopa do Brasil.

O futuro campeão da maior competição do futebol brasileiro — serão 91 participantes esse ano — receberá, no total, R$ 72 milhões. No começo de 2021, disputará o título da Supercopa com o vencedor da edição 2020 do Brasileirão.

Nos próximos dias, o Flamengo, campeão brasileiro de 2019, medirá forças com o Athletico-PR, que venceu a Copa do Brasil no ano passado. Dessa forma, além de ter garantido uma vaga na fase de grupos da Libertadores 2020, o time paranaense agora tem a possibilidade de conquistar mais um título em apenas uma partida.

Na primeira edição da Supercopa, há 30 anos, o Grêmio trilhou esse caminho: o time campeão da Copa do Brasil 1989 derrotou o Vasco, vencedor do Brasileirão na mesma temporada. O título foi conquistado após dois jogos, disputados em março e abril de 1990.

A Copa do Brasil 2020 estreará com 15 partidas hoje, num total de 40 confrontos. Os 20 classificados à segunda fase sairão de um jogo único. Os times visitantes têm a vantagem do empate. Depois de quatro fases, restarão cinco equipes.

Elas se juntarão aos oito times que disputam a Libertadores (Athletico-PR, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Inter, Palmeiras, Santos e São Paulo), além do campeão da Série B (Red Bull Bragantino), da Copa do Nordeste (Fortaleza) e da Copa Verde (Cuiabá).