Após reunião com os clubes nesta quinta-feira (19), a Confederação Brasileira de Vôlei determinou o cancelamento da Superliga Feminina de vôlei. Na conversa, ficou decidido que não haveria tempo hábil para terminar a edição 2019/2020 por conta da pandemia do coronavírus.

Como a previsão é que a crise de saúde ainda dure pelo menos mais dois meses, os clubes precisariam esperar para tentar dar prosseguimento ao torneio em junho. A Superliga Masculina seguirá pelo mesmo caminho, mas a decisão oficial só será divulgada após a reunião com os representantes, marcada para a tarde desta quinta.

Com a decisão, as Superligas 2019/2020 ficarão sem campeões definidos. No masculino, ainda faltava uma rodada para fechar a primeira fase, com Taubaté liderando com 54 pontos e o Cruzeiro logo atrás com 53. No feminino, as equipes se preparavam para as disputas das quartas de final. O Praia liderou a primeira fase com 58 pontos seguido muito perto por Sesc (57) e Minas (57).

Esta será a primeira vez na história que a Superliga terminará sem um campeão.

A longa espera seria inviável para algumas equipes, já que os contratos da maioria dos atletas se encerra em maio e os clubes não teriam orçamento para estender esse prazo. Além disso, é difícil saber como ficará o calendário mundial.

Confira parte da Nota Oficial:

Após o fim da reunião, a temporada 2019/2020 termina desta forma: Dentil/Praia Clube (MG), Sesc RJ, Itambé/Minas (MG), Sesi Vôlei Bauru (SP), Osasco Audax São Cristóvão Saúde (SP), São Paulo/Barueri (SP), Fluminense (RJ), Curitiba (PR), Pinheiros (SP), Flamengo (RJ), Valinhos Vôlei (SP) e São Cristóvão Saúde/São Caetano (SP).

A CBV, que conta com um comitê de crise composto por área técnica, médica e jurídica, entre outros, apresentou a proposta pela conclusão do campeonato, já que a preocupação da entidade com a saúde está acima de qualquer outra questão. Após a decisão, então, a entidade recomendou que todos os clubes liberem suas atletas de treinamento e que as mesmas permaneçam em casa, seguindo as recomendações das autoridades da saúde.

VOTAÇÃO DOS CLUBES E COMISSÃO DE ATLETAS

  • Futuro da Superliga Banco do Brasil 19/20 (7 a 2)
  • Dentil/Praia Clube – Encerrar a temporada
  • Sesc RJ – Encerrar a temporada
  • Itambé/Minas – Aguardar para nova definição
  • Sesi Vôlei Bauru – Aguardar para nova definição
  • Osasco Audax São Cristóvão Saúde – Encerrar a temporada
  • São Paulo/Barueri – Encerrar a temporada
  • Fluminense – Encerrar a temporada
  • Curitiba – Encerrar a temporada
  • Comissão de Atletas – Encerrar a temporada"