Sem utilizar palavras, mas com uma importante atitude, o jogador do São Paulo, Tchê Tchê , demonstrou apoio às manifestações que tomaram conta da cidade americana de Minneapolis , em protesto a morte de George Floyd , homem negro que foi asfixiado durante uma abordagem policial.

Ontem, o volante respondeu a uma postagem no twitter, que trazia fotos da revolta da população, com três emojis do punho erguido com a mão fechada, também conhecido como o punho cerrado, que é um símbolo histórico de enfrentamento, resistência e inconformidade frente à violência.  A atitude do jogador ganhou apoio de mais de seis mil pessoas na rede social e uma série de comentários elogiando a atitude do atleta.

A revolta em Minneapolis começou na segunda-feira, após a divulgação de um vídeo que mostra um policial branco se ajoelhando no pescoço de Floyd por quase oito minutos, enquanto ele se queixava de que não conseguia respirar. A abordagem ocorreu fora de um supermercado da cidade, que fica no estado de Minnesota.

O relatório policial afirma que o homem estava dentro de um carro quando foi preso e parecia drogado. Quando lhe ordenaram que saísse, “resistiu fisicamente”. Porém, um vídeo de vigilância, que mostra o primeiro contato entre os policiais e a vítima, desmente a afirmação. Nele, um agente escolta a vítima algemada para fora do carro e Floyd se senta na calçada sem demonstrar qualquer indício de resistir à prisão.

Em entrevista nessa semana, o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, reconheceu que o vídeo deixa claro que “o policial que fez a prisão matou alguém” e que Floyd “estaria vivo hoje se fosse branco”. Os protestos pelas ruas da cidade americana estão sendo organizados, principalmente, por movimentos que defendem os direitos dos afro-americanos, como o Black Lives Matter, que foi criado para chamar a atenção para a violência, sobretudo policial, a que a juventude negra americana é submetida cotidianamente.

Nos EUA, o jogador norte-americano de basquete LeBron James também se manifestou sobre a morte. Escolhido em quatro oportunidades como melhor jogador da, ele foi ao Instagram para publicar um post no qual se referiu a Colin Kaepernick , ex-quarterback da NFL, que ficou ajoelhado durante a execução do hino nacional dos EUA para protestar contra a injustiça racial. O post incluiu uma foto do policial com o joelho no pescoço de Floyd, ao lado de uma foto de Kaepernick ajoelhado durante o hino, com a legenda “Isso... ...é o porquê”. LeBron James , que joga no Los Angeles Lakers, também escreveu: “Vocês entendem agora? Ou ainda está confuso para vocês?”.

Diante da proporção do protesto, o governador Minnesota, Tim Walz , pediu a intervenção da Guarda Nacional e o presidente Donald Trump enviou as tropas para o estado para que assumam o controle caso haja “qualquer dificuldade”.