O Brasil tem o líder do ranking mundial de ciclismo mountain bike. Em lista divulgada nesta semana pela União Ciclística Internacional (UCI), Henrique Avancini aparece na primeira posição da classificação, se tornando o primeiro ciclista do país a ser o número 1 do mundo na modalidade.

O brasileiro, que foi campeão de uma etapa da Copa do Mundo há dez dias, e, no Campeonato Mundial realizado no último sábado terminou na décima posição, deixou para trás o suíço Nino Schurter, que liderava a classificação. Agora, Henrique está com 1945 pontos, contra 1799 do suíço. O terceiro colocado é o holandês Milan Varder, com 1281.

A regularidade de Henrique o levou para a primeira posição no ranking. Sempre entre os primeiros colocados nas etapas da Copa do Mundo, pontuou bem na classificação com um título (na semana passada), duas medalhas de bronze e dois quartos lugares em provas de 2019, além de um quinto lugar em uma competição em 2020.

O ranking é classificatório para as Olimpíadas de Tóquio e, pela pontuação já alcançada, Henrique está praticamente garantido nos Jogos do ano que vem. Mais ainda, ele entrará como um dos favoritos para a medalha, que seria inédita para o ciclismo brasileiro.