A vitória do Palmeiras por 3 a 0 sobre o Cerro Porteño, no Paraguai, no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, deixou um recado importante para os rivais: o Verdão pode até ter um elenco enxuto, mas criou alternativas para driblar qualquer possível carência de Abel Ferreira.

O tal do elenco curto parece cada vez mais pronto. Não pela chegada de vários reforços - casos de López e Merentiel, que só podem estrear a partir de 18 de julho -, mas pela maneira como o técnico buscou alternativas dentro do elenco.

 

Vale ressaltar que o Palmeiras tem a melhor campanha da história da Libertadores. Em 2022, foram sete vitórias em sete jogos com 28 gols marcados e apenas três sofridos. Enquanto isso, lidera o Brasileirão e segue vivo na briga por vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.

 

Rony e Gustavo Scarpa comemoram gol do Palmeiras contra o Cerro — Foto: Cesar Greco

Rony e Gustavo Scarpa comemoram gol do Palmeiras contra o Cerro — Foto: Cesar Greco

São dois os grandes trunfos encontrados por Abel Ferreira para driblar a falta de opções ofensivas no início da temporada: Rony atuando como centroavante, e Gustavo Scarpa recuperando o bom futebol como meia criativo na ausência de Raphael Veiga, que voltou a jogar como titular no Paraguai.

Além disso, Gustavo Gómez se tornou alternativa na lateral direita.

Rony vive a sua melhor temporada desde que chegou ao Palmeiras. São 32 jogos como titular, com 16 gols marcados e duas assistências. Atuando como referência, o atacante virou nome praticamente incontestável na boa temporada palmeirense, com apenas quatro derrotas.

 

O crescimento de Gustavo Scarpa coincidiu justamente com a ausência do principal jogador do Palmeiras: Raphael Veiga. Lesionado, o meia perdeu cinco jogos em uma sequência em que Abel Ferreira também ficou sem jogadores convocados para defenderem suas seleções nacionais.

Na temporada, Scarpa - que negocia a renovação do contrato termina no fim do ano - soma 12 assistências e oito gols em 27 jogos como titular. Os números consolidaram ainda mais a importância do camisa 14 no jogo de xadrez de Abel Ferreira para manter o poder ofensivo palmeirense no ano.

O Verdão tem 88 gols marcados em 42 jogos em 2022.

 

 

 

--:--/--:--

 

"O Palmeiras é o maior time das Américas faz tempo", diz Leandro Bocca | A Voz da Torcida

Gustavo Gómez, que atuou como lateral nas ausências de Marcos Rocha e Mayke, também mostrou ser uma alternativa para Abel Ferreira na disputa pelos três títulos que o Palmeiras ainda pode levar na temporada.

A partir de 18 de julho, o Verdão terá os reforços dos atacantes Merentiel e López e novas opções ofensivas. Ambos terão que trabalhar muito por um espaço no time cada vez mais encaixado.

Agora, no jogo de volta contra o Cerro Porteño, no dia 6, à 19h15, no Allianz Parque, o Palmeiras pode perder por até dois gols de diferença para avançar. Se perder por três, a decisão será nos pênaltis. O Verdão só será eliminado no tempo normal se levar um placar de quatro gols de diferença.