Em uma iniciativa inédita, a Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado do Espírito Santo (ACSPMBM-ES) realizará, no dia 07 de agosto, sua 1ª Copa ACS de Futebol Feminino.  
 
Reunindo mais de 80 mulheres da segurança já inscritas, o evento acontecerá das 08h às 15h, no Clube do Caxias.  Ao todo a bola vai rolar no campo com 8 equipes.    
 
A Soldado Lorena Nascimento, Diretora Social da ACS e organizadora da Copa ACS de Futebol Feminino, expõe a representatividade deste evento:     
 
“Hoje, pra você analisar bem, é difícil juntar 80 mulheres da área da segurança pública para participar de um evento, ainda mais um evento como este, onde o público masculino tem dominado na atual esfera em que estamos. Então, juntar 80 mulheres para participar já é uma vitória.”  
 
As jogadoras da 1° Copa ACS de Futebol Feminino da ACS serão Policiais Militares e Policiais Penais do Estado do Espírito Santo. A participação das policiais evidencia que por trás da farda utilizada existem mulheres de múltiplas facetas que podem até mesmo se tornar grandes atletas.   
 
A Copa ACS de Futebol Masculino acontece desde 2019 e está na 4ª edição. A ideia é transformar a Copa de Futebol Feminino em um evento regular e anual e, possivelmente, abranger também a participação civil nos jogos. 
 
Além de colaborar com a valorização das mulheres no futebol, que é um esporte com jogadores e público predominantemente masculino, a Copa de Futebol Feminino também representa a visibilidade da Associação perante a sociedade civil. 
 
Acerca do evento, Soldado Nascimento e Diretora Social da ACS, enfatiza: “Estamos promovendo esse evento que com certeza será o primeiro de muitos que virão”.