A Copa do Mundo começa no dia 20 de novembro e a expectativa para a Seleção Brasileira entrar em campo é alta.

 

Na primeira fase, os jogos do Brasil vão cair em dias letivos escolares e as redes estadual, particular e municipais de alguns municípios capixabas já definiram suas regras.

 

Na rede pública estadual, segundo a Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu), haverá aula normalmente nos dias de jogos da seleção.

 

Na rede particular, o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo (Sinepe-ES), informou que cada escola vai decidir como proceder.

 

Nos municípios da Grande Vitória, cada prefeitura definiu as suas regras.

 

Em Vitória, a prefeitura informou que quando os jogos do Brasil na Copa do Mundo começarem às 13h, vai haver aulas apenas no turno matutino. No turno vespertino, as aulas serão suspensas.

 

No dia em que o jogo começar às 16h, os estudantes e os servidores serão dispensados às 15h, e não haverá aulas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno.

 

Segundo a Secretaria de Educação de Vitória (Seme), as aulas suspensas nos dias dos jogos da Copa do Mundo serão repostas de forma remota por meio da plataforma Aprende Vix, priorizando o uso dos tablets no ensino fundamental e na EJA, e das atividades impressas na educação infantil.

 

De acordo com a prefeitura, cada escola terá autonomia para decidir sobre a liberação ou não dos estudantes nos dias em que os jogos do Brasil tiverem início às 13h. Também caberá à unidade a definição sobre a reposição do ano letivo.

 

No dias em que os jogos começarem às 16h, a prefeitura informou que os estudantes serão dispensados às 15h30.

 

De acordo com a prefeitura, cada escola vai decidir entre as opções apresentadas pela Secretaria de Educação da Serra.

 

“Entre as opções está a liberação dos alunos com reposição do dia letivo e realização de evento dentro da escola com agrupamento dos alunos para assistirem aos jogos”, informou a secretaria.

 

A secretaria disse ainda que as escolas já enviaram suas propostas à gerência de assessoramento e o controle de fluxo escolar (Geaf) está analisando.

 

De acordo com a prefeitura, no dia em que o jogo do Brasil começar às 13h, não haverá aula. No dia em que o jogo do Brasil começar às 16h, os alunos serão liberados um pouco antes.

 

A prefeitura disse ainda que as serão compensadas com as atividades não-presenciais pela televisão por meio dos canais que transmitem o “dever em casa na TV”, assegurando o cumprimento dos dias letivos previstos no calendário escolar.