A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) de Cachoeiro promoverá nesta semana duas ações alusivas ao Outubro Rosa e Novembro Azul, para chamar atenção para a prevenção do câncer de mama e de próstata e mostrar a importância da atividade física para uma vida mais saudável.

 

Nesta sexta-feira (18), será realizado um 'aulão' de zumba, às 19h, na praça Jerônimo Monteiro, com quatro profissionais para orientar o público com muita animação. Para participar, basta comparecer ao local do evento na data e horário marcado.

 

Já no sábado (19), acontecerá o Pedal Rosa Azul, que conta com a parceria de grupos de ciclismo de Cachoeiro. Os interessados podem se inscrever por meio do aplicativo Nosso Esporte Cachoeiro até sexta-feira (18) – 150 vagas estão disponíveis para a atividade.

 

A concentração será a partir das 6h30, na Praça Jerônimo Monteiro, com previsão de saída às 7h. Os ciclistas seguirão em direção à Beira Rio e, em seguida, pelo bairro Vila Rica, Avenida Jones dos Santos Neves, avenida Aristides Campos, passando pela Selita, Basileia, Linha Vermelha, e seguindo para a Ponte de Ferro, Pinheiro Júnior, Ponte do Arco e, por fim, passando pelo bairro Baiminas, para voltar à Praça Jerônimo Monteiro.

 

A ciclista de um dos grupos participantes, Lusinete Cortezani, explica que o foco principal do evento é conscientizar a população, além de ajudar a divulgar as ações do Grupo de Apoio ao Portador de Câncer de Cachoeiro (Gapcci), que comercializa camisas para arrecadar fundos para suas atividades.

 

"Esperamos reunir o maior número de pessoas neste evento para que saibam como é importante ter hábitos saudáveis na vida e que tenham consciência sobre o câncer. Fazer exercício previne muitas doenças. Além de tudo, ajudaremos uma instituição muito importante que precisa de apoio", afirma.

 

"Na sexta, teremos um momento de muita animação e reuniremos vários núcleos de zumba da cidade na Praça Jerônimo Monteiro. E no sábado, teremos o pedal, um evento para incentivar a atividade física e alertar sobre o câncer de mama e de próstata", destaca a secretária municipal de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira.