O Estrela do Norte foi fundado em 16 de janeiro de 1916 e é um dos principais clubes do futebol Capixaba, com sede própria em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo.

Perto de fechar seus 4 anos como presidente do Estrela, Everton Miranda Treggia, conta emocionado para a nossa equipe sobre sua trajetória no time.

“É muito satisfatório, para mim, que sou torcedor desde criança, ver essa evolução da equipe no decorrer dos últimos 3 anos. E, chegar amanhã e ter o que comemorar”, pontua.

Ele relatou as conquistas recentes com projetos sociais, parcerias em campanhas de doação de sangue e a animação da equipe para essa temporada em busca do título. 

Ewerton Miranda ressalta que antes da sua gestão o time estava desacreditado, que a torcida estava desanimada, que eles estavam contando com poucos recursos e, que mesmo assim, ele acreditou que o Estrela conseguiria se destacar na última temporada.

Ele finalizou com um pedido: “que as futuras gestões deem continuidade ao trabalho feito” no resgate do time e do clube. E, principalmente, que apoiem se tornando sócio torcedor.

"Parabéns meu Estrela do Norte, Parabéns nosso Estrela do Norte. Me orgulho de ter sido escolhido por Deus para ser o presidente Campeão. Obrigado Estrela do Norte", comemora Adilson Conti, ex-presidente que deixou sua marca história.


Títulos e conquistas importantes
 

Campeonato Capixaba 2014
Vice-campeonato Capixaba: 1987, 2003, 2004, 2005 e 2006
Copa Espírito Santo: 2003, 2004 e 2005
Campeonato Capixaba 2ª Divisão: 1996 e 1999
Vice-campeonato Capixaba 2ª Divisão: 2010, 2012


 

A HISTÓRIA

 

O Estrela do Norte Futebol Clube foi fundado em 16 de janeiro de 1916 por Laurentino Lugon, Mário Sampaio, Orlando Nunes, Amphilófio Braga, João Viana, Estulano Braga, Deusdedit Cruz, Fernando Reis e Francisco Penedo, próximo ao Colégio Liceu Muniz Freire, Zona Norte de Cachoeiro de Itapemirim. A principal inspiração do time foi o Botafogo, do Rio de Janeiro, o que é notável no desenho do primeiro escudo e uniformes quase idênticos ao do clube carioca.

O primeiro presidente do clube foi Francisco Penedo, e a primeira sede do Estrela do Norte era onde hoje é localizado o Tiro de Guerra, em Ibitiquara, bairro de Cachoeiro de Itapemirim. O primeiro campo era o pátio do Liceu Muniz Freire, e por ser localizado na parte norte de Cachoeiro, o time foi batizado de Estrela do Norte. E na década de 30, o clube transferiu seu campo para o Bairro do Sumaré, onde está até hoje.

E um ano após a mudança de campo, o clube fez vários amistosos com equipes capixabas em sua casa, sendo uma delas o Santo Antônio Futebol Clube. E nesses amistosos foram onde a estrela do Clube brilhou mais, apresentando um bom rendimento.

Na década de 60, foi o período em que o Estrela mais competiu. O Clube disputou o estadual em 64, 65, 66, 68 e 69, apresentando boas colocações em 1965 e 1966 com o 4º lugar geral, ficando atrás somente da Desportiva, Vitória e Rio Branco, o conhecido “Trio de Ferro” que dominava o futebol capixaba na época. Neste período foi o tempo em que o Estrela era considerada a melhor equipe do interior.

Após competir no estadual de 1971, o Estrela do Norte retornou aos campos em 1977, sendo este o período em que mais competiu em campeonatos sulinos e competições amadoras. Neste mesmo período que o time enfrentou a lenda do futebol brasileiro, Garrincha.

Em 2005, o Estrela do Norte fez um dos seus maiores feitos, jogando pela primeira vez a Copa São Paulo de Futebol Júnior e derrotou a equipe do São Paulo Futebol Clube com um placar de 2×1. E em 2012, o Estrela conquistou o vice-campeonato da Série B, alcançando uma vaga na primeira divisão do futebol capixaba em 2013. E neste jogo, mais de 5000 torcedores do Estrela do Norte assistiram ao jogo de perto, batendo o recorde de presença no futebol capixaba em 2012. Isso provou que a torcida estrelense é mais apaixonada e fanática do estado.

HINO

Ô Estrela, Ô Estrela
É o clube do meu coração
Quando há jogo, pega fogo
Na torcida do meu campeão

Alvi-negro preferido
De vitória em vitória se fez
Pega a bola, leva a bola, chuta a bola, não dá bola
Vence um, vence dois, vence três

Brilham, também os refletores
Sua cores, suas cores
Ele, é tradição do esporte
Como é forte, como é forte
O meu Estrela do Norte.

Autor do Hino do Estrela do Norte Futebol Clube: Raul Sampaio