A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) protocolou junto à Secretaria de da Saúde (Sesa) um pedido para liberação dos treinamentos dos clubes de futebol capixaba, a partir do dia 26 de setembro. O pedido tem como objetivo programar a volta das competições de futebol no Estado, paralisadas em março, em função da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

A solicitação trata também de um possível retorno das competições – séries A e B do Campeonato Capixaba –, a partir do dia 17 de outubro, que será estruturado pela Federação.

No documento enviado à Sesa estão descritos todos os protocolos sanitários que deverão ser seguidos por clubes e atletas para um retorno seguro das atividades. O material é semelhante ao que já foi aprovado pela Secretaria da Saúde para liberar o retorno aos treinos de Vitória e Real Noroeste, clubes que representam o Espírito Santo na Série D do Campeonato Brasileiro.

De acordo com o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, esse encaminhamento à Sesa é determinante para que clubes e federação tenham tempo hábil para reorganizar a volta das competições.

“A entrega desse protocolo foi alinhada diretamente com o Gustavo Vieira, presidente da Federação de Futebol do Estado, e é importantíssima para que se estruture essa volta com segurança para atletas, comissão técnica dos clubes e arbitragem. Além disso, sabemos da importância desse retorno para os jogadores, que estão há quatro meses sem atuar”, explicou.

Apesar do otimismo, Abreu deixa claro que tudo está sendo pensado com cautela e analisando a recente melhora no enfrentamento a pandemia, principalmente, na redução dos casos de Covid-19 e da ocupação das UTI’s.

“A palavra final para a liberação é da Secretaria da Saúde e serão respeitadas. É importante frisar também que, caso a situação se agrave novamente, tudo pode ser revisto”, completou o secretário.

Centro de Treinamento

Nessa quinta-feira (23), Abreu já havia discutido com  representantes da  Sesa a volta gradual dos treinos no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, da Sesport, em Vitória, e alinhado outras demandas da área esportiva.

Na oportunidade, Abreu apresentou o protocolo sanitário desenvolvido pela Sesport para volta das atividades no CT, que incluem a liberação dos ginásios, das quadras poliesportivas e da academia para atividades de atletas de alto rendimento.