Folha do ES
Sex, 4 de Dez

Home   Esporte     Espírito Santo


Projeto de inclusão esportiva transforma vida de crianças com autismo e com síndrome de Down

Projeto de inclusão esportiva transforma vida de crianças com autismo e com síndrome de Down

O projeto receberá uma congratulação do deputado estadual Renzo Vasconcelos na Assembleia Legislativa do Espírito Santo

  Por Leandro Bettecher

  16.setembro.2020 às 17:40Atualizado em 16.setembro.2020 às 17:45

Criado há quase dez anos, o Projeto Believe tem transformado a vida de crianças com autismo e crianças com síndrome de Down por meio de atividades físicas focadas na psicomotricidade, estimulando concentração, olhar, e coordenação motora dos alunos. A iniciativa já atendeu 70 crianças desde a sua criação.

O fundador do projeto e educador físico, João Paulo, idealizou o projeto após perceber que uma escola onde ele trabalhava não estimulava a participação dos alunos com deficiência nas aulas de educação física.

“Um dia percebi que um deles não participava das aulas. Aquilo mexeu muito comigo e me fez buscar caminhos para incluir a criança nas atividades. Foi a partir desse exemplo que eu comecei a trabalhar com a psicomotricidade”, relatou.

O professor ressaltou ainda que a psicomotricidade desenvolve capacidades psicológicas, motoras e cognitivas das crianças, trabalhando os sentidos.

“Os exercícios são planejados de acordo com a necessidade específica de cada aluno. Se o aluno tem dificuldade de locomoção, trabalho exercícios de mobilidade. A gente trabalha mente e corpo”, explicou.

A educação inclusiva é pauta crescente nas políticas públicas de desenvolvimento educacional no Brasil. Segundo o deputado estadual, Renzo Vasconcelos, a inclusão social é um direito constitucional.

“A busca pela igualdade entre minorias é amparada, tanto pela Constituição Federal de 1988 quanto pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (Onu)”, afirmou.

Conforme dados do Censo Escolar de 2019, o Ministério da Educação (MEC) registrou aumento de 5,9% nas matrículas de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades (superdotação). Em 2018, o censo já mostrava um crescimento de 33,2% em relação a 2014, reforçando o total de 1,3 milhão de alunos matriculados no ano passado.

“As escolas têm se preparado, seja com infraestrutura ou capacitações profissionais, para atender e incluir as crianças nos processos educacionais com base na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI)”, destacou o deputado.

Congratulação na Assembleia Legislativa

DEPUTADO estadual Renzo Vasconcelos.

O Projeto Believe receberá, em breve, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) uma congratulação por todo o trabalho prestado para o desenvolvimento da educação inclusiva de crianças com autismo e com síndrome de Down.

“É um trabalho louvável que merece o nosso reconhecimento e atenção. Poucas pessoas se dedicam assim. O João Paulo se importa de verdade com as crianças e isso faz muita diferença na hora de colher os resultados”, comentou Renzo.

Um trabalho que, segundo João Paulo, é baseado no amor à profissão e às pessoas.

“Essa é minha missão pessoal e profissional. Deus me direcionou para que essa área seja o meu objetivo de vida na terra”, frisou.


Fonte: Correio 9

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2020 Folha do ES. Todos os direitos reservados.