Time de conquistas, fundado em 9 de Janeiro de 1916. Foi campeão cachoeirense em 1946, época de futebol raiz; o padeiro era lateral, o atacante não trabalhava, o zagueiro era eletricista e o goleiro enfermeiro.  Com o título do Capixabão de 1948, sendo o primeiro time fora da capital Vitória a conquistar o Estadual. Algo que o Estrela no Norte o seu grande rival, só iria conquistar no século seguinte, ou seja muito tempo depois.

Vídeo:

Afastado do futebol profissional desde 1974, o Cachoeiro retornou em 2000, sagrando-se campeão da Segunda Divisão. Nesse ano, venceu também o Campeonato Sulino, promovido pela Liga Desportiva de Cachoeiro, afiliada à Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES).

Em 2013 retorna às atividades profissionais na Copa Espírito Santo, terminando com o vice-campeonato após derrota para o Real Noroeste no primeiro jogo da final por 2 a 1 no Estádio Engenheiro Araripe em Cariacica e empate no segundo jogo em 1 a 1 no Estádio José Olímpio da Rocha em Águia Branca.