O Rio Branco-ES vai jogar contra o Vitória-BA, na próxima quarta-feira, na partida única da segunda fase da Copa do Brasil 2021. Além de enfrentar um time mais estruturado, com mais poder de investimento e que está acostumado a disputar a competição de mata-mata, o Capa-Preta terá que superar o longo tempo sem jogar oficialmente.

 

 

Desde a paralisação do futebol no Espírito Santo, em cumprimento ao decreto do Governo do Estado, que visa combater a pandemia da Covid-19, o Rio Branco não entra campo. Do dia 13 de março, quando foi goleado pelo Serra, pelo Campeonato Capixaba 2021, até 7 de abril, data da partida contra o time baiano, serão 25 dias sem jogar.

 

 

 

Se o Brancão vive um recesso de partidas, do outro lado o Vitória-BA vem de uma sequência de pelo menos dois jogos por semana, no mesmo período.

 

 

Comparação de jogos

 

  Rio Branco-ES Vitória-BA
09 de março   Águia Negra (Copa do Brasil)
10 de março Sampaio Corrêa (Copa do Brasil)  
13 de março Serra (Capixaba) Bahia (Copa do Nordeste)
17 de março   Bahia (Baiano)
20 de março   Sampaio Correa (Copa do Nordeste)
24 de março   CRB (Copa do Nordeste)
27 de março   Confiança (Copa do Nordeste)
31 de março   Bahia de Feira (Baiano)
04 de abril   Treze (Copa do Nordeste)

 

 

O auxiliar técnico Flávio Augusto, que está no comando interino do Brancão, após o pedido de licença do treinador Andre Visser, entende que a falta de ritmo de jogo pode atrapalhar a sua equipe, mas também prevê problemas para Vitória, que encara uma maratona de jogos nessas últimas semanas.

 

 

 

"Toda parada é prejudicial para os atletas. Mas tem dois pesos e duas medidas. Assim como a falta de jogo é um problema para nós, a sobrecarga deles também é um fator negativo", declarou em entrevista.

 

 

 

Sem poder jogar ou disputar amistosos no Estado, Flávio Augusto revela que vem trabalhando com coletivos para tentar minimizar os problemas ocasionados pelo longo período sem partidas.

 

 

 

"Compreendemos a paralisação dos jogos aqui no Estado e passamos a buscar maneiras de manter o ritmo dos atletas por meio de exercícios físicos, atividades específicas e de coletivos, que aproxima da realidade vivenciada do jogo."

 

 

Copa do Brasil

 

O jogo contra o Vitória-BA está marcado para as 19h (de Brasília), no Barradão, em Salvador. O mando da partida única foi definido em sorteio. Nesta segunda fase não existe nenhum tipo de vantagem para o time que esteja melhor posicionado no Ranking da CBF. Em caso de empate, a disputa da vaga será nas cobranças de pênaltis.