No ano passado, a Copa Espírito Santo não foi realizada por conta dos problemas ocasionados pela pandemia da Covid-19. Mas, em 2021, tudo indica que a competição volta a ser realizada e deverá distribuir três vagas em competições nacionais para o futuro campeão.

Na tarde desta quinta-feira, a Federação de Futebol (FES) e os clubes se reuniram para discutir os rumos do torneio. Entre os diversos pontos discutidos foi a data de início da Copa ES, que ficou prevista para o dia 11 de setembro. A escolha, segundo a nota da entidade, foi para que os clubes da Série B e os atuais representantes do estado na Série D (Rio Branco-ES e Rio Branco VN) possam disputar.

– A competição está prevista para começar no dia 11 de setembro, um fim de semana após o término do Campeonato Estadual Série B e também da primeira fase do Brasileiro Série D. Desta forma, os times da Série B e também os dois Rio Branco que representam o Estado na competição nacional, terão mais tranquilidade para participarem.

Além da data de início, também ficou definido que a Copa Espírito Santo 2021 terá jogos apenas nos finais de semana e que o título será decidido em jogo único, a ser realizado no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.

A fórmula de disputa será definida no dia 24 de junho, quando ocorrerá a última reunião. A mesma deve ser definida a partir da confirmação do número de participantes. No encontro desta quinta-feira estiveram presentes representantes de 12 clubes: Vilavelhense, Aster, Porto Vitória, Nova Venécia, Rio Branco-ES, Rio Branco VN, Estrela, Pinheiros, Itapemirim, Serra, Forte Rio Bananal, Capixaba e Sport-ES.

A publicação da tabela e do regulamento acontece no dia 9 de julho.

Vagas em competições nacionais

O campeão da Copa ES pode ter vaga garantida em até três competições nacionais, em 2022: Copa do Brasil e Série D do Brasileirão, ainda no aguardo do fechamento do Ranking de Federações da CBF, e Copa Verde. Na edição 2021 da Copinha, caso um time que esteja na segunda divisão capixaba fique com o título, ele poderá representar o estado nos torneios nacionais.