Desde o dia 31 de agosto de 2019, os Estaduais Sub-15 e Sub-17 não acontecem no futebol capixaba, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Mas a bola volta a rolar para as duas competições de base no próximo sábado (18), alimentando novamente os sonhos de centenas de crianças e adolescentes.

“A importância do retorno dessas competições é muito grande porque nós temos uma geração de meninos que têm o sonho de ser jogador de futebol e esse sonho estava meio que parado em razão da pandemia”, comemora o presidente do Vilavelhense, Miguel Trés.

Os campeonatos contam com os mesmos clubes participantes e acontecem concomitantemente, com os mesmos adversários se enfrentando no mesmo dia e local. São 13 times divididos em três chaves, com turno e returno, onde avançam para as quartas de final os dois primeiros lugares de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados.

As quartas de final e as semifinais terão jogos de ida e volta, porém a final será com jogo único, preferencialmente no estádio Kleber Andrade. O campeão do Estadual Sub-17 será o representante capixaba na Copa do Brasil Sub-17 2022.

Os últimos campeões foram Atlético Itapemirim, no Sub-15, e Porto Vitória, no Sub-17, em 2019. Vice-campeão no Sub-17 naquele ano, o Vitória observava atentamente seus jogadores da base pensando na formação do time profissional para a disputa do Capixabão 2022.

“O Vitória muda um pouco a concepção e passa a estruturar mais a base. Historicamente, sempre foi formador e nós vamos retomar essa tradição. A base é muito importante para formar jogadores para o time profissional. Já tem até um compromisso nosso de aproveitar alguns atletas do sub-20 no próximo Capixabão”, afirma o presidente do Vitória, Rodolfo do Carmo.