Folha do ES
Dom, 14 de Ago
32 ANOS DA FOLHA DO ES

Home   Esporte     Espírito Santo


Campeonato Capixaba Feminino 2022 começa neste domingo, com três jogos

Campeonato Capixaba Feminino 2022 começa neste domingo, com três jogos

Campeão garante a vaga para a Série A-3 do Brasileirão do ano que vem

  Por Redação

  25.junho.2022 às 11:40

O Campeonato Capixaba Feminino 2022 começa no próximo domingo, dia 26. Ao todo, nove equipes estão na disputa pela taça. O Vila Nova-ES, atual campeão, entra na competição de olho no heptacampeonato. A novidade fica por conta do estreante União de Piranema (que será representado pelo União FC). A edição de 2022 segue com o regulamento sem descenso, com a primeira fase dividida em dois grupos e mata-mata na fase final.

Serão nove equipes, divididas em dois grupos, buscando o título, além de uma vaga para a Série A-3 do Brasileirão 2023. No A tem o atual hexacampeão Vila Nova-ES, São Geraldo, Serra, Aster e o União. O Grupo B é formado por Prosperidade, Coronel Borges, Meninas do ES e Vilavelhense.

Na primeira fase, os times se enfrentam em turno único, dentro dos respectivos grupos. Os três melhores classificados avançam. Os segundos e terceiros colocados se enfrentam em dois jogos (2ºA x 3ºB e 2ºB x 3ºA) e os vencedores passam para as sêmis.

Na rodada de abertura, no domingo, tem Serra x Aster, Vilavelhense x Corones Borges, Meninas do ES x Prosperidade. Na quarta-feira, São Geraldo e União EC fazem o jogo de encerramento.

Grupo A

Depois da boa campanha no ano passado, o FC Estadual manteve a parceria e novamente vai representar o Aster no Campeonato Capixaba Feminino. O técnico Thyago Torrezani segue no comando da jovem equipe, que recentemente teve um talento indo para um grande clube do país. A jogadora Valentina acertou com o Atlético-MG, para jogar no time sub-17. Apesar da saída, o FC Estadual teve a chegada de três jogadoras do Vilavelhense e ainda manteve a base.

São Geraldo

Outra equipe que vem para a segunda participação no Estadual é o São Geraldo, na Serra. A equipe do bairro de mesmo nome chega forte após a excelente campanha do ano passado, quando foi eliminado nas semifinais pelo vice-campeão Prosperidade, nos pênaltis. O São Geraldo mais uma vai contar com as experientes Polly, Tai e Thais para tentar o título inédito.

Serra

Gigante no futebol masculino, o Serra a cada ano vem buscando o seu espaço entre as mulheres. Em 2022 o clube de Serra-Sede mais uma vez vai disputar o Campeonato Capixaba e mandar os seus jogos no estádio Robertão. A equipe será treinada pelo técnico Bruno Gomes e com a capitã Gleyce e as meias Amanda e Ingryd para ir além das quartas de final, resultado do Tricolor em 2021.

União FC

Nascido de um projeto social da região de Andorinhas, o time feminino do União FC é o estreante da atual edição do Estadual. O presidente Cleber Félix conta que a visibilidade foi um dos atrativos para a decisão de disputar o do Campeonato Capixaba. Com um elenco formado por meninas da Grande Vitória, a equipe treinada por Marcos Martins vem para o torneio após se eliminado nas quartas de final da Copa ES e no momento está classificada para a segunda fase do Serrano.

Vila Nova-ES

Atual hexacampeão estadual, o Vila Nova-ES chega mais uma vez com o grande favorito ao título. Apesar da renovação que o time vem sofrendo, com novas jogadoras subindo da base, a equipe do técnico Luciano Tadino segue forte e ainda conta com as experientes Kamila, Tuanny e Luana. O Vila vai disputar o Estadual em paralelo com a Série A-3 do Brasileirão Feminino.

Grupo B

O Coronel Borges quer apagar o insucesso da temporada passada. A diretoria tricolor renovou com a treinadora Dilcéia Máximo e recorreu a um time totalmente novo. Com um elenco formado por jovens atletas, o Coronel Borges perdeu dez jogadoras titulares por lesão ou questões pessoais.

Meninas do ES

Fundado em 2021, o Meninas do ES alcançou as quartas de final em sua primeira participação. Um fato curioso é que o MDE, do tecnico Sidnei Freitas, conseguiu obter progresso desde então. O time conta com uma categoria de base em Vista da Serra I e treina na Curva da Jurema, em Vitória(ES), toda segunda e quinta-feira. Para o estadual, o MDE firmou parceria com o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Feu Rosa, que ajuda com custos de viagens e novas atletas.

Prosperidade

Após bater na trave no Campeonato Capixaba Feminino 2021, o Prosperidade tenta na atual edição o primeiro título de sua história. O Prospê manteve a espinha dorsal da equipe, assim como a técnica Christina Magnago. O time de Vargem Alta perdeu a goleira Gaby (Real Ariquemes) e a meia Geysna Guedes (Minas Brasília), mas se reforçou com as chegadas da volante Priscila, ex-Vila Nova-ES, e da meia Beatriz, ex-São Geraldo.

Vilavelhense

Com um elenco de 20 jogadoras, o Vilavelhense aposta em nomes de 14 a 16 anos e será comandado por Carlos Oliveira. O Vila, que foi eliminado para o campeão Vila Nova-ES na última temporada, conta com a permanência da capitã Lorrana Severiano. O time canela-verde confia na força do meio de campo com as volantes Mayra e Lavínia.


Fonte: GE

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2022 Folha do ES. Todos os direitos reservados.