2018 pode estar chegando ao fim, mas os torcedores não precisam ficar preocupados: 2019 tem, ao menos, dez eventos esportivos imperdíveis. Tem Copa América no Brasil, Pan-americano, Copa do Mundo feminina, Libertadores e Sul-Americana com finais únicas pela primeira vez.

Além disso, 2019 ainda terá a fase mata-mata da Liga dos Campeões. Os esportes olímpicos também terão torneios importantes já de olho na corrida para as Olimpíadas de Tóquio-2020. Confira a lista abaixo!

 

COPA AMÉRICA

 

Pela quinta vez na história, o Brasil irá receber uma edição da Copa América. 2019 será o último ano ímpar a ter a disputa - haverá outra em 2020 e então ela seguirá de quatro em quatro anos, junto com a Eurocopa.

O sorteio dos grupos está marcado para o dia 24 de janeiro de 2019. Além das dez seleções dos países que integram a Conmebol - Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela -, há duas equipes convidadas: Catar e Japão.

LIBERTADORES COM FINAL ÚNICA

A final da Libertadores entre Boca Juniors e River Plate foi uma despedida e tanto da Libertadores como a conhecemos. Isso porque, a partir de 2019, a decisão do torneio será disputada em jogo único. Na próxima edição, os clubes finalistas irão lutar pelo troféu em Santiago, no Chile.

Oito clubes brasileiros estão na briga. Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, Cruzeiro e Athletico Paranaense estão classificados diretamente à fase de grupos. São Paulo e Atlético-MG, por outro lado, começam suas trajetórias na segunda fase, ainda nas preliminares do torneio continental.

 

SUL-AMERICANA

 

Assim como a Libertadores, a Sul-Americana também terá sua primeira final em jogo único em 2019 - mas a disputa será em Lima, capital do Peru. O atual campeão do torneio é o Athletico Paranaense, que conquistou seu primeiro título internacional ao superar o Junior Barranquilla.

Seis brasileiros têm passaporte carimbado para o torneio continental em 2019. São eles Botafogo, Santos, Bahia, Fluminense, Corinthians e Chapecoense. Os confrontos da primeira fase foram definidos em sorteio em meados de dezembro.

 

JOGOS PAN-AMERICANOS DE LIMA

 

Lima irá sediar a principal disputa pré-Olimpíadas. Os Jogos Pan-Americanos de 2019 servirão de teste para os Jogos e inclusive darão vagas diretas para Tóquio-2020. Este será o primeiro evento multiesportivo de grande porte a ser sediado pelo Peru.

O torneio terá 437 provas distribuídas em 39 esportes. A expectativa é de que ao menos seis mil atletas - distribuídos nos 41 Comitês Olímpicos nacionais da América - participem da competição. Há três mudanças no âmbito esportivo: o surfe e o fisiculturismo serão disputados pela primeira vez, além do retorno da pelota basca, ausente em Toronto-2015.

 

COPA DO MUNDO FEMININA

 

Em 2019, o Mundial terá sua oitava edição voltada às mulheres. As atuais campeãs e vice-campeãs são Estados Unidos e Japão. Marta e companhia vão em busca do título inédito para o Brasil, que está no grupo C da disputa. Na mesma chave estão Austrália, Itália e Jamaica.

Vale prestar atenção especialmente em Estados Unidos (tricampeã) e Alemanha (bicampeã). As duas potências do futebol feminino estão nos grupos F e B, respectivamente, e as europeias lutam para igualar o número de títulos das norte-americanas. Eleita a melhor jogadora do mundo no Ballon D'or de 2018, Ada Hegerberg já anunciou que não irá integrar a seleção da Noruega em protesto à forma que a federação trata o futebol feminino no país.

 

LIGA DOS CAMPEÕES

 

Com o fim da fase de grupos do principal torneio europeu, 2019 reserva a fase mais emocionante da Liga dos Campeões: o mata-mata. As oitavas de final começam já em meados de fevereiro, com Roma x Porto e Manchester United x Paris Saint-Germain abrindo a disputa no dia 12 de fevereiro.

Os outros seis confrontos de ida serão distribuídos em três dias. No dia 13, o Tottenham recebe o Borussia Dortmund e o Ajax duela contra o Real Madrid. Nos dias 19 e 20, será a vez de Lyon x Barcelona, Liverpool x Bayern de Munique, Atlético de Madrid x Juventus e Schalke 04 x Manchester City. A volta das oitavas de final está marcada para a primeira semana de março.

SUL-AMERICANO E COPA DO MUNDO SUB-20

Em 2019, o público terá uma nova chance de ficar de olho nos futuros craques do futebol mundial. Entre os dias 23 de maio e 15 de junho, a Polônia irá receber a Copa do Mundo sub-20. 16 das 24 equipes já estão classificadas; restam apenas as vagas destinadas à África e à América do Sul.

Para garantir uma vaga no torneio, o Brasil terá que terminar entre os quatro primeiros colocados do Sul-Americano, que será já em janeiro. Os convocados pelo treinador Carlos Amadeu não incluem Vinicius Junior, que teve sua participação vetada pelo Real Madrid.

 

MUNDIAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA

 

Uma das esperanças por vagas em Tóquio-2020 será o Mundial de ginástica artística, que acontecerá entre 4 e 13 de outubro, em Stuttgart (ALE). A disputa irá distribuir nove vagas na competição por equipes.

Para a competição individual, as cotas podem ser conseguidas pelo individual geral ou por especialistas em aparelhos. O Mundial distribui 12 vagas no masculino e no feminino via individual geral e 18 vagas no masculino e 12 vagas no feminino via aparelhos.

 

COPA DO MUNDO DE BASQUETE

 

No basquete, a Copa do Mundo masculina, que será disputada entre os dias 31 de agosto e 15 de setembro, na China, será fundamental para os comandados de Alexandar Petrovic. Os sete primeiros colocados garantem vaga em Tóquio-2020. O Japão já está assegurado, por ser sede.

O Brasil perdeu a chance de se classificar com antecedência ao perder para o Canadá no início de dezembro. Terceiro lugar do grupo B das Eliminatórias, a Seleção verde e amarela precisa vencer um de seus dois jogos restantes para carimbar o passaporte: os próximos adversários na disputa classificatória serão Ilhas Virgens e República Dominicana.

 

MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS

 

Nos esportes aquáticos, o Campeonato Mundial de 2019, de 12 a 28 de julho, em Gwangju, na Coreia do Sul, será importante. Na natação, os 12 primeiros colocados em cada prova de revezamento garantem vaga em Tóquio. A qualificação individual será por índices alcançados entre 1º março de 2019 e 29 de junho de 2020. Na maratona aquática, os 10 primeiros da prova de 10km por gênero avançam, desde que estejam de acordo com o limite de dois nomes por país.

A expectativa é alta pela presença verde e amarela. No Mundial de piscina curta deste ano, o Brasil fechou sua participação com oito medalhas, sendo duas de ouro - com direito a recorde para Nicholas Santos, campeão nos 50m borboleta e recordista mundial na prova - e seis de bronze.