Depois de um início fulminante na temporada, o Liverpool vive seu momento mais turbulento. Só na última semana, os Reds perderam a invencibilidade na Premier League ao serem surpreendidos pelo Watford por 3 a 0, além de serem eliminados da Copa da Inglaterra pelo Chelsea (derrota por 2 a 0).

 

Apesar do título do Campeonato Inglês parecer ser uma questão de tempo, embora ele não venha mais de forma invicta, o Liverpool tem outro problema a resolver em meio a toda essa instabilidade: a vaga nas quartas de final da Champions League. Nesta quarta, a equipe recebe o Atlético de Madrid e precisa reverter a derrota sofrida no jogo de ida, no Estádio Wanda Metropolitano, em Madrid, por 1 a 0.

O time de Jurgen Klopp ainda é favorito para superar o Atlético de Madrid na próxima semana (odds de 1.58 pra cada um apostado, contra 7.00 do rival), mas o momento turbulento liga o sinal de alerta nos Reds. Afinal, são três derrotas nos últimos quatro jogos. Pode parecer pouco, mas é muito para uma equipe que se acostumou a vencer: nos 34 jogos anteriores a essa sequência, o Liverpool sofreu apenas uma derrota, e foi com o time reserva (goleada por 5 a 0 para o Aston Villa pela Copa da Liga, quando o time viajava para a disputa do Mundial de Clubes no Catar).

 

Ataque e defesa preocupam

O técnico Jurgen Klopp reconhece que o momento é negativo. Foto: Divulgação/Facebook

 

O desempenho ofensivo também preocupa: nas três derrotas recentes, o ataque liderado por Mohamed Salah, Sadio Mané e Roberto Firmino passou em branco. Alerta para um time que, se quiser avançar no tempo normal contra o Atlético de Madrid, precisará marcar, pelo menos dois gols. Se sofrer um gol, o Liverpool precisará de três tentos.

O técnico Jurgen Klopp reconhece que o momento vivido pelos Reds está longe de ser o melhor. Ele falou com a imprensa após a derrota para o Chelsea, pela Copa da Inglaterra. “Os números estão aí, os fatos estão aí, isso está claro. Eu sabia disso antes. É muito mais fácil você explicar quando vence do que quando perde, obviamente. Eu não tenho muitos argumentos. Não posso dizer quem está certo ou errado. Posso falar apenas sobre o que eu vejo. E eu vejo os números, sei quais são, e não são bons”, disse.

A defesa também preocupa. O time sofreu oito gols nos últimos quatro jogos, e se for vazado pelo Atlético de Madrid no Anfield Road, a situação fica ainda mais complicada e o sonho de conquistar o torneio pela sétima vez, o que seria a segunda seguida, pode ser adiado. “A maré esteve a nosso favor por muito tempo porque nos defendemos incrivelmente. Geralmente o Liverpool não dá muitas chances, mas agora nós temos que admitir que nos últimos três, talvez quatro jogos, nós concedemos absolutamente muitos gols, é verdade. De situações completamente diferentes, então não é só um problema”, afirmou o treinador.

 

Apesar disso, Klopp acredita no poder de reação de seus jogadores.

 

"São pequenos detalhes, mas detalhes que fazem diferença. O grupo é forte, eles mostraram várias vezes um poder de reação e agora precisamos mostrar isso de novo", afirmou.

 

Time já se prepara para o duelo decisivo contra o Atlético de Madrid. Foto: Divulgação/Facebook

 

Um fator que tem chamado a atenção no Liverpool é a desatenção nos momentos iniciais das partidas. Exceto o jogo contra o Watford, pela Premier League, o Liverpool foi vazado antes dos 15 minutos em três dos últimos quatro jogos. O mais rápido gol sofrido foi justamente no jogo de ida contra o Atlético, quando Saúl marcou logo aos 4 minutos.

Nesta quarta, os Reds contarão com amplo apoio da fanática torcida para reverter a situação, algo que o time já provou ser capaz. Na campanha do último título, o Liverpool perdeu o jogo de ida da semifinal contra o Barcelona por 3 a 0, e conseguiu tirar a vantagem em casa, vencendo por 4 a 0 em um dos jogos mais épicos de sua longa história e avançando para a decisão. 

Agora, a missão é eliminar o Atlético de Madrid, comandado por Diego Simeone e bastante lembrado pela solidez desafio. Um desafio e tanto para uma equipe que vive dias turbulentos depois de meses de calmaria...