Sem jogos desde 8 de março, o Campeonato Alemão retoma suas atividades neste final de semana cercado de muitas recomendações sanitárias para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Restando apenas nove rodadas para o fim da competição, os últimos jogos contam com disputas apertadas. Algo raro de se ver nos últimos anos, o Bayern de Munique não está “sobrando” como aconteceu nos últimos sete anos em que foi campeão sem grandes sustos.

Serão seis partidas neste sábado, duas no domingo e uma na segunda-feira, todas sem a presença da torcida. Trata-se da primeira grande competição de futebol que retorna após paralisação causada pela quarentena.

Liderando o campeonato sem maior folga, o Bayern de Munique está na frente com 55 pontos, apenas quatro a mais que o Borussia Dortmund, segundo colocado. O RB Leipzig aparece em terceiro, com 50, e logo em seguida está o Borussia Mönchengladbach, com 49.

PROTOCOLOS SANITÁRIOS

Tim Meyer, um dos médicos responsáveis por liderar as ações de combate ao coronavírus Alemão, explicou alguns dos procedimentos em dias de jogos. “Nos estádios teremos três zonas. Uma somente para jogadores e membros da comissão técnica. Outro é para a transmissão televisiva e segurança. A terceira zona é para todos as outras funções essenciais ao jogo. Há uma separação rigorosa entre as zonas para que não haja contaminação de uma zona para a outra”, comentou.

Os atletas passarão por testes antes mesmo de irem para o estádio. “Antes de acessar os estádios os jogadores são testados pelo médico do clube caso tenham algum dos sintomas de covid-19. Isso é feito antes da ida para o estádio, assim, o local se mantém sem contaminação. Dentro do estádio e nos vestiários é obrigatório manter o distanciamento social entre os jogadores e os membros técnicos e outras pessoas que estejam no estádio. Os vestiários precisam ter tamanho suficiente para que haja distanciamento de 1,5m a 2 metros. Na entrada em campo, todos se afastam para que passem os jogadores e se mantenha o distanciamento”, disse Meyer.

Entre os procedimentos que os atletas e demais participantes dos jogos serão obrigados a passar estão: exames periódicos; ausência de cumprimento entre os jogadores e reunião no centro do gramado antes do início dos jogos; uso de máscaras por parte dos atletas e árbitros que não estiverem em campo.

Confira outras medidas de cuidado:

  • – Bolas serão desinfetadas antes e durante o jogo. Se ela cair na arquibancada, será substituída por outra imediatamente;
  • – No vestiário, os jogadores devem ficar pelo menos 1,5m de distância um do outro e deverá haver rodízio para utilizar o local. O tempo máximo no vestiário será de 30 minutos e todos presentes deverão usar máscaras;
  • – As equipes devem manter a distância de 1,5m também no transporte do estádio ao local de concentração e vice-versa;
  • – Crianças não poderão entrar no gramado. No banco de reservas, os atletas deverão ficar sentados 1,5m de distância um do outro;
  • – A entrevista coletiva será virtual. Não haverá sala de imprensa e zona mista.