O atacante inglês Troy Deeney, capitão do Watford, afirmou em entrevista à CNN que está sofrendo assédios na rua e pela internet após expressar preocupações a respeito dos planos da Premier League, a primeira divisão do Campeonato Inglês, para reiniciar a temporada em meio à pandemia do novo coronavírus.

Deeney afirmou que pessoas estão lhe desejando pela internet que seu filho de cinco meses de idade, que nasceu prematuramente e tem problemas respiratórios, fique doente, enquanto pessoas na rua o cobram para "voltar a trabalhar". "Eu vi alguns comentários a respeito do meu filho, pessoas dizendo: 'Eu espero que seu filho pegue o coronavírus'", afirmou o jogador.

"Essa é a parte difícil para mim. Se eu responder, logo vão pensar: 'Ah, conseguimos atraí-lo'. E vão continuar fazendo isso", disse. Os clubes ingleses votaram anonimamente para retomar os treinos com contato, o segundo estágio do Protocolo de Retorno aos Treinos da liga, enquanto a Premier League anunciou posteriormente que quatro jogadores e funcionários de três clubes testaram positivo para a Covid-19.

Troy Deeney foi um dos jogadores de alto nível que publicamente questionou o possível retorno e disse que recebeu, de forma privada, apoio pelas suas posições. No entanto, ele acredita que a reação que ele e outros jogadores que se pronunciaram receberam levará outros jogadores a se sentirem temerosos de se expressar abertamente.

"Em um momento onde tudo é sobre saúde mental e todos dizem 'se manifeste, fale, se expresse', Danny Rose [lateral-esquerdo do Newcastle] falou... e eu falei e nós fomos criticados e maltratados por isso", se queixou Deeney, em referência a outro jogador que também manifestou posição semelhante.