Os Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) têm data marcada para acontecer. Com inscrições ainda neste mês de agosto, a competição vai ter início no dia 13 de setembro no Sesc de Guarapari.

 

 

Neste ano, serão realizadas apenas as finais estaduais, com a participação de municípios que venceram as regionais de 2019. Em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, os jogos não foram realizados.

 

 

No início deste mês, o Governo do Espírito Santo editou as regras de controle a pandemia e permitiu a realização de eventos ligados a esportes em municípios com risco baixo e moderado para Covid-19.

 

 

A competição conta com alunos de 12 a 17 anos que treinam em 17 modalidades esportivas, entre elas esportes coletivos como futsal, handebol e vôlei, e individuais como atletismo, ginástica artística, natação e lutas.

 

 

Quem vencer os jogos vai representar o Espírito Santo nos jogos nacionais infantis e juvenis organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e Comitê Olímpico do Brasil (COB), respectivamente.

 

 

A competição infantil será no Rio de Janeiro, de 25 de outubro a 5 de novembro. Já a etapa juvenil será em Aracaju, do dia 1º ao dia 15 de dezembro.

 

 

 

Inscrições

 

 

 

As inscrições serão abertas no dia 23 deste mês e, pela primeira vez, serão feitas de forma virtual. A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) desenvolveu um aplicativo para facilitar o cadastro dos participantes, dispensando o uso de papel.

 

 

 

 

Testagem

 

 

 

De acordo com a Sesport, para a segurança de todos os envolvidos na realização dos jogos, o evento terá um “formato bolha”, ou seja, todos os participantes serão testados para Covid-19 antes de entrar no Sesc. Aqueles que testarem negativo ficarão dentro da estrutura durante todas as semanas de jogos.

 

 

Os que testarem positivo voltarão para suas cidades de origem, ficando de fora da competição.

 

 

Além dos testes, serão mantidos no local medidas de segurança como o uso de máscara e álcool em gel.

 

 

O investimento total que o governo do estado fará na realização dos jogos é de cerca de R$ 3 milhões, incluindo o transporte dos campeões estaduais para as etapas nacionais.