O planejamento do Rio Branco-ES para o primeiro ano do triênio do presidente Paulo Pachêco (2022-2024) já está em andamento e sob análise. O treinador que comandará o Brancão no Campeonato Capixaba 2022 será anunciado nos próximos dias, mas Cipriano Alexandre segue com prestígio e deve permanecer a frente do time Capa-Preta.

Cipriano Alexandre tem dois títulos da primeira divisão do futebol capixaba no currículo. Em quase dois meses no comando do Rio Branco, foram quatro vitórias, três empates e três derrotas, contando Copa Espírito Santo e Copa Verde - únicas competições em que o Alvinegro permaneceu com o mesmo treinador do início ao fim. Os números são superiores aos de seu antecessor, André Visser, que na Série D do Campeonato Brasileiro venceu um dos cinco jogos, sendo duas derrotas e dois empates.

Contratado no mandato de Luciano Mendonça, o treinador, que ainda está em solo capixaba, tem a confiança do novo presidente Capa-Preta, Paulo Pacheco.

- A Comissão Técnica será, nos próximos dias, comunicada. Estamos trabalhando com muito afinco. Inicio o trabalho às oito ou sete da manhã e vou até 23h ou meia-noite. [...] O Cipriano Alexandre eu tenho um carinho, um respeito, muito grande pela figura humana e profissional. Eu não sei se vocês têm esses dados. O Cipriano, além de ser campeão no Espírito Santo, teve quatro acessos no Equador, foi campeão equatoriano, disputou a Libertadores e a Sul-americana. Ele é o único técnico em atividade no Espírito Santo com Licença A da CBF e digo mais: uma informação que vocês todos têm acesso, a partir deste ano não se pode mais fazer a Licença PRO da CBF se você não for convidado. E sabe qual foi o único técnico do Espirito Santo convidado a fazer a Licença PRO da CBF? Cipriano Alexandre. - declarou.

Na atual temporada, o Rio Branco teve seis técnicos diferentes: André Visser, Cláudio Roberto, Cipriano Alexandre e Wesley Martinelli como efetivos, e Flávio Augusto e Alex Rodrigues interinamente. Cipriano Alexandre assumiu a "bomba" na 14ª rodada da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, mas só esteve à beira do campo a partir da estreia na Copa Espírito Santo 2021.

- O técnico Cipriano Alexandre, quando chegou ao Espírito Santo, ele chegou no dia de viajar para o último jogo da Série D. Se eu não me engano, três ou quatro dias antes da estreia na Copa ES, com um time totalmente remontado que ele não escolheu os jogadores. E automaticamente não fez a pré temporada. Mas a cobrança veio assim mesmo. Com o atual técnico, comissão técnica e corpo diretivo do Rio Branco, isso não vai acontecer.