Folha do ES
Seg, 23 de Mai
Receitas cofril

Home     Esporte


Ranking Nacional da CBF 2022 lista o Rio Branco-ES como o "melhor do futebol capixaba"

Ranking Nacional da CBF 2022 lista o Rio Branco-ES como o "melhor do futebol capixaba"

Posição do Capa-Preta foi conquistada com classificação para a segunda fase da Copa do Brasil e a participação na Série D do Brasileirão, ambas este ano. Confira a lista completa!

  Por Julia Mothé

  27.dezembro.2021 às 11:36Atualizado em 27.dezembro.2021 às 11:47

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quinta-feira, a edição 2022 do seu Ranking Nacional de Clubes. Entre os 239 listados, aparecem oito times do Espírito Santo, com o Rio Branco-ES sendo o melhor ranqueado, na 114ª colocação geral, com 505 pontos.

A posição de "melhor clube capixaba", levando em conta apenas os resultados obtidos entre 2017 e 2021, em competições da CBF, foi conquistada com classificação para a segunda fase da Copa do Brasil e a participação na Série D do Brasileirão, ambas este ano.

O novo presidente do Brancão, Paulo Pachêco, comemora o resultado, mas pontua que o clube tem muito a se reestruturar.

- O bom desempenho no Ranking é importante, e inclusive sacramentou a segunda vaga do Estado do Espírito Santo em torneios nacionais. Mas temos muito trabalho a fazer. E estamos fazendo! Temos que reestruturar o clube para o futuro, para estarmos preparados para avançar de fase na Série D, e posteriormente sonhar com um acesso à Série C. A nova diretoria segue executando seu projeto de gestão a longo prazo visando a reestruturação e a profissionalização cada vez maior de todos os setores do Maior Clube do Estado.

Melhor capixaba classificado na última edição do Ranking Nacional de Clubes da CBF, o Vitória-ES foi ultrapassado pelo seu maior rival e caiu para a segunda colocação. Destaque do Estado, no cenário nacional, em 2019 e 2020, este ano o Alvianil não participou de nenhuma competição.

Fechando o pódio capixaba aparece o Rio Branco VN, que disputou a Copa do Brasil e a Série D do Brasileirão, ambas em 2021, mas acabou sendo eliminado ainda na primeira fase.

Os capixabas no Ranking da CBF

  • 114º - Rio Branco-ES - 505 pontos
  • 116º - Vitória-ES - 487 pontos
  • 131º - Rio Branco VN - 380 pontos
  • 163º - Serra - 228 pontos
  • 170º - Real Noroeste - 204 pontos
  • 184º - Espírito Santo - 166 pontos
  • 197º - Atlético Itapemirim - 132 pontos
  • 222º - Desportiva Ferroviária - 66 pontos

Como funciona?

A CBF explica que o ranking é estabelecido a partir de um cálculo sobre o desempenho dos clubes nas competições recentes. São consideradas competições realizadas nos últimos cinco anos (entre 2016 e 2020) e, para cada ano considerado, são atribuídos pesos a serem convertidos em pontuação. O ano vigente multiplica pontos por cinco, enquanto o último ano considerado tem peso um (veja abaixo a tabela completa com pontuação e regras para o cálculo).

Critérios usados pela CBF no ranking — Foto: Reprodução CBF


Fonte: GE Espírito santo

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2022 Folha do ES. Todos os direitos reservados.