Folha do ES
Dom, 5 de Jul
Cofril 02

Home   Estilo     Bem Estar


Exagerou na bebida? Confira dicas para curar a ressaca e não sofrer no primeiro dia de 2020

Exagerou na bebida? Confira dicas para curar a ressaca e não sofrer no primeiro dia de 2020

Provavelmente você também já ouviu dizer que ressaca se cura com mais álcool, mas o médico explica que esta atitude pode ser prejudicial à saúde

  Por Redação

  01.janeiro.2020 às 11:22

Bebeu muito na noite de Réveillon? Sabia que a intensidade da ressaca está relacionada à quantidade de álcool consumida? Então, se agora você está sofrendo com dor de cabeça, enjoos, náuseas, diarreia e mal-estar, siga as dicas dos especialistas e acabe de uma vez por todas com o incômodo.

Algumas pessoas dizem que café forte é bom para curar a ressaca, mas isso nem sempre resolve o problema. A cafeína é um estimulante e pode irritar o estômago, que já está sensível por causa do álcool, e piorar o quadro de enjoo e vômito, explica Simões.

  • — Neste caso, é melhor recorrer aos chás que têm efeito calmante. Camomila, erva-cidreira, hortelã e branco são boas opções;

O refrigerante não ajuda a melhorar a ressaca, alerta Giacaglia. Segundo ele, “a bebida tem substâncias estimulantes, como a cafeína, que não combinam com álcool, e podem irritar o estômago”. Além disso, Simões lembra que a bebida também é rica em açúcar ou adoçante, dependendo da versão.

  • — Sem falar na quantidade exagerada de sódio, substâncias que contribuem para seu efeito diurético. Isso significa que ele vai à contramão da hidratação do corpo;

Provavelmente você também já ouviu dizer que ressaca se cura com mais álcool, mas o médico explica que esta atitude pode ser prejudicial à saúde e sobrecarregar o fígado e os rins.

  • — Num primeiro momento, beber no dia seguinte para curar a ressaca pode trazer bem-estar porque o álcool tem efeito psicoestimulante, mas logo depois volta a sensação de mal-estar. Então, a pessoa tenta corrigir um problema e cria outro;

Simões alerta que o excesso de álcool pode desencadear diarreia e, se este for o seu caso, a dica do especialista é comer banana e maçã sem casca.

  • — Estes alimentam ajudam a regularizar o intestino. Só oriento tirar a casca da maçã porque ela tem fibras que não ‘segura’ a diarreia.

Fonte: R7

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2020 Folha do ES. Todos os direitos reservados.