Em tempos de coronavírus, devemos cuidar de nossa saúde e dos nossos, e seguir as recomendações da OMS: ficar em casa e evitar aglomerações. E, durante esse tempo em que estamos todos de quarentena, é comum se sentir entediado. Mas há várias atividades que podem ser feitas e com certeza alguma irá lhe agradar:

 

 

 

1. Visite museus virtuais

 

Quem visita o passado tem uma melhor perspectiva do futuro. E os museus estão cheios de histórias de povos e guardam grandes coleções de arte. Os mais famosos disponibilizaram algumas galerias que você pode visitar, e assim, aprender um pouco mais sobre a cultura de todo o mundo:

- Museu Britânico: Um dos mais antigos museus do mundo, o Museu Britânico tem uma vasta coleção com mais de 80 mil itens e 40 mil livros. E você tem acesso a parte do seu acervo através da coleção virtual, que é separada por temas (Américas, Animais, China, África…).

- Museu do Louvre: O Louvre é hoje o museu mais visitado do mundo. Ele tem uma coleção impressionante e impossível de ser visitada em um só dia. Mas você pode ter acesso a algumas dessas coleções através de uma visita virtual ao museu. Nela poderá explorar o fosso medieval sob o edifício, a coleção egípcia e a Galeria d’Apollon.

- Museu Vaticano: Este impressionante espaço tem várias obras de arte e a extraordinária Capela Sistina pintada por Michelangelo. O Vaticano está fechado ao público, que por enquanto pode fazer um tour online a alguns espaços.

- Museu da Imagem e do Som: Aqui no Brasil temos excelentes museus que também estão abrindo acesso a suas coleções. Um deles é o MIS, que disponibilizou um Acervo online com suas fotografias, áudios e vídeos.

- Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand:O MASP também está fechado para o público. Mas uma pequena parte de seu acervo e coleções podem ser acessadas através de seu espaço virtual.

- Museu Casa de Portinari: A casa onde morou o pintor Candido Portinari hoje em dia é um espaço que guarda boa parte de seu material, coleções de desenhos, mobiliários e outros. Você pode fazer um tour virtual à casa.

 

 

2. Faça cursos online

 

Enquanto está em casa, você pode preencher seu tempo estudando e aprendendo coisas novas. Muitas escolas e faculdades, mesmo aquelas que não são EAD, possuem plataformas e aplicativos que permitem continuar os estudos de maneira totalmente remota. Assim também ocorre com algumas escolas de línguas que utilizam métodos 100% online, onde alunos podem realizar tarefas e testes sem prejuízos prejuízos pedagógicos e evitando possíveis contágios. E há instituições e empresas que estão disponibilizando vários cursos:

- Universidade de São Paulo: A USP está disponibilizando em seu site cursos online e trazendo aulas com professores renomados. E o bom é que alguns desses cursos oferecem certificados de conclusão.

- SEBRAE: A Sebrae disponibilizou mais de 100 cursos online focados em empreendedorismo. Então é uma excelente oportunidade para quem deseja aprender mais sobre o Mercado.

- Fundação Getúlio Vargas: A FGV disponibilizou 60 cursos inteiramente gratuitos em diversas áreas de interesses. Dentre elas Planejamento e estratégia, Matemática e Direito de Família.

- Faber Castell: A Faber Castell colocou em seu site cursos voltados para crianças, jovens e adultos e que visam estimular a criatividade. Em sua plataforma são encontrados cursos de desenho, narrativa, composição de personagens e outros.

- SENAI: O SENAI disponibilizou 12 cursos online que trazem temas como consumo, arquitetura, empreendedorismo, mecânica automotiva e outros.

 

3. Movimente-se!

 

Não é porque você está de quarentena em casa que deve descuidar de sua saúde física. Os profissionais de saúde concordam que trabalhar seu corpo ajudar a diminuir os efeitos da ansiedade causada pelo isolamento social, além de estimular a endorfina. E se até os atletas estão tendo que se adaptar, você também pode buscar alternativas para estar sempre em movimento:

- Desafio 30 dias Finess: O aplicativo voltado para melhorar o condicionamento físico traz uma rotina de exercícios para todos os públicos desde o iniciante. Disponível  para Google Play e iOS.

- Exercício em Casa: Através do canal é possível aprender vários exercícios físicos, movimentos de dança, yoga e outras modalidades.

Fit Dance: Se você deseja aprender passos de dança que os famosos estão fazendo, uma boa oportunidade é seguir os passos do Fit Dance.

 

 

4. Leia livros

 

A prática da leitura é importante demais para ser deixada de lado. Através dela você desliga-se das preocupações enquanto mergulha em uma nova realidade, aprendendo novas culturas e absorvendo histórias. Você pode também começar uma nova leitura, já que há vários sites estão disponibilizando material durante esse período:

- Universidade Federal de Santa Catarina: A editora da UFSC concede 57 livros digitais que podem ser baixados gratuitamente.

- Amazon: A Amazon está disponibilizando milhares de ebooks grátis e que podem ser acessados de qualquer dispositivo.

- Editora L&PM: A editora brasileira está incentivando a leitura deixando à sua disposição um livro por dia durante o período da quarentena.

- Scribd: Ebooks, audiobooks e milhares de artigos de revistas podem ser consultados através do Scribd durante 30 dias, bastando para isso se registrar no site.

 

 

5. Assista seus filmes e séries preferidos

 

Esse também é o período mais indicado para atualizar aquela novela ou série ou ver aquele filme que está há algum tempo em sua lista mas que não conseguia por falta de tempo. Bem, agora ele está à sua disposição:

 

- Globoplay: A Globo resolveu deixar aberto o acesso a algumas novelas e séries voltadas ao público jovem através de seu serviço de streaming. É possível acessar todas as temporadas de Malhação, Sítio do Pica-pau Amarelo e o seriado Sandy e Júnior.

- Spcine Play: O Spcine traz uma oportunidade única para quem deseja conhecer mais o cinema brasileiro. Todo o catálogo pode ser acessado livremente até dia 17 de abril, e lá você encontra  séries e coleções raras de filmes nacionais.

- Netflix e Amazon Prime, mantém suas ofertas dos primeiros 30 dias grátis.

 

Como pudemos perceber, são muitas as opções para que você possa preencher seu tempo fazendo algo. O importante é manter a saúde física e mental em dia enquanto aguarda que sua rotina volte ao normal.