Para responder a essa pergunta, é importante entender, antes, qual a constituição do suor e por que a axila pode apresentar o mau cheiro. 

 

Secretado pelas glândulas écrinas e apócrinas, o suor é um líquido incolor constituído basicamente de água (99%), cloreto de sódio, ácidos carboxílicos, ureia, sais de ferro, potássio, amônio, ácido lático, proteínas e outros componentes. Sua função é a de refrescar nosso corpo, um processo chamado termorregulação. 

 

E, ao contrário, do que muitos pensam, o suor não cheira mal. Porém, quando transpiramos, as bactérias presentes na pele – principalmente em áreas mais quentes e úmidas, como as axilas – começam a metabolizar as proteínas e os ácidos graxos presentes no suor. E nesse processo metabólico são liberadas substâncias como o metanotiol e o ácido isovalérico – os grandes responsáveis pelo mau odor. 

 

Se são os ácidos os responsáveis pelo mau cheiro, poderíamos supor que o uso de uma substância básica, como o leite de magnésia, nas axilas neutralizaria o pH da região e daria fim às bactérias. 

 

Mas é aí que está o problema: o leite de magnésia é um produto alcalino que torna o meio básico e elimina não só as bactérias ruins, mas também as bactérias boas, para a saúde das nossas axilas. Elas formam uma camada protetora da derme, tornando-a mais resistente a agressões externas provocadas pelo uso de lâminas e roupas justas de tecido sintético. Resultado? Maior risco de irritações e alergias. 

 

Para quem sofre com o excesso de transpiração (hiperidrose) um alerta: o leite de magnésia nas axilas não atua na redução da transpiração. Neste caso, somente o uso de desodorante antitranspirante ajuda a reduzir a produção de suor e odor corporal. É que os sais de alumínio – ingredientes ativos dos desodorantes antitranspirantes – se dissolvem na superfície da pele formando uma película protetora em forma de gel. Esta camada permanece sobre a pele temporariamente e reduz a quantidade de suor liberada pelo corpo, mantendo as axilas secas, e consequentemente, livres de mau cheiro por mais tempo.